Preparador ABT comemora 125 anos com RSQ8 de 740 cv

ABT RSQ8-R View Gallery 19 photos

Edição limitada feita com base no SUV da Audi anuncia uma velocidade máxima de 315 km/h.

A ABT Sportsline vai comemorar 125 anos de existência no próximo ano, mas resolveu abrir já a “prenda” de anos: uma edição limitada RSQ8-R limitada ao número de velas no bolo. Não é a primeira vez que o preparador de Allgäu pegou no SUV de tração integral de fábrica Audi RSQ8 e no seu motor V8 4.0 de 600 cv e 800 Nm, associado a um sistema “mild hybrid”. Na sua primeira abordagem elevou-o a 700 cv e 880 Nm, mas agora aumentou a parada para 740 cv e 912 Nm, nomeadamente através de uma otimização do intercooler e de uma reprogramação da ECU. As alterações produzidas permitem projetar este “super SUV” até uma velocidade máxima de 315 km/h.

Como é habitual neste tipo de abordagens, a preparação não se ficou pelo motor. Os homens da ABT instalaram um sistema de escape em aço inoxidável com uma ponteira de 102 mm de diâmetro. A componente aerodinâmica também não foi esquecida, com a inclusão de um kit completo composto por elementos em fibra de carbono exposta, nomeadamente no avental dianteiro, lábio dianteiro, capas dos espelhos, saias laterais e entradas de ar nos vãos dianteiros. O RSQ8-R incorpora também um novo avental traseiro e um spoiler traseiro modificado. No pack fazem ainda parte novas jantes de 23 polegadas mais leves com pneus ABT High Performance HR de alta performance de medida 295/35, que obrigaram a alargar as cavas das rodas.

De modo a ajudar a transfigurar a dinâmica, a ABT incluiu uma suspensão V-Max que em rebaixa o SUV em 25 mm em modo conforto, mais 15 mm em modo dinâmico e ainda mais 10 mm no modo mais extremo.

Por dentro, a ABT aposta num volante específico, num novo botão “start” e numa nova cobertura do punho da caixa. Nas soleiras das portas e na consola central surge o número da unidade desta edição especial. Há ainda logótipos específicos espalhados por todo o habitáculo.

A preparação custa 68 mil euros na Alemanha. A suspensão opcional e o pack de interior custam 2125 euros.

Deixe um comentário

*