FCA apresenta a pick-up mais potente do mundo

RAM 1500 TRX View Gallery 25 photos

Com 712 cv debitados do motor V8 6.2 HEMI, a RAM 1500 TRX promete medir forças com a Ford F-150 Raptor.

A batalha entre Ford e FCA parece estar animada. Depois de a Ford apresentar o novo Bronco como alternativa ao Jeep Wrangler, é a vez da FCA responder com uma pick-up, a RAM 1500 TRX, apontada diretamente à Ford F-150 Raptor. Contudo, enquanto a Raptor conta com um motor V6 3.5 com pelo menos 456 cv, a FCA não se coibiu de colocar debaixo do capot da TRX o motor dos Hellcat: um V8 6.2 HEMI com compressor a debitar 712 cv e 868 Nm, acoplado a uma caixa automática TorqueFlite 8HP95 de oito velocidades (a mesma do Jeep Grand Cherokee Trackhawk) e caixa de redutoras. A utilização deste bloco permite que a pick-up com quase seis metros de comprimento, mais de 2 metros de altura e pelo menos 2,5 toneladas seja projetada de 0 a 96,5 km/h em 4,5 segundos e atinja uma velocidade máxima de 190 km/h. Além disso, é preciso ter em conta com este “monstro” do “off-road” vem equipado com pneus de todo o terreno Goodyear Wrangler Territory de 35 polegadas de medida 325/65R18 com quase 0,9 metros de altura, acompanhados por jantes em preto brilhante.

Aquela que passa a ser pick-up mais potente do mundo surge munida de um chassis especialmente reforçado, tem uma suspensão dianteira redesenhada, braços em alumínio ajustado para ângulos de inclinação e curva mais constantes possível, apesar do aumento do curso das molas (no caso, mais 33 cm, o equivalente a 40% a mais face à pick-up RAM convencional). Para o efeito foram utilizados amortecedores adaptativos Bilstein desenvolvidos especificamente para esta RAM 1500 TRX, além de um eixo rígido traseiro Dana 60 equipado com um diferencial eletrónico de série. A entrada de ar no capot contribui para cerca de 50% do fluxo de ar no compartimento do motor. Existe um modo Baja com ajuste específico da pressão dos pneus, suspensão, direção, motor, caixa e controlo de tração e de estabilidade.

Visualmente, distingue-se pela frente imponente em preto com faróis full-LED, para-choques com um reforço interior em cinzento e molduras em preto na base da carroçaria. Na traseira, é possível encontrar farolins escurecidos com um novo desenho e um para-choques em preto.

Existem três opções de interior à disposição. É possível encontrar o símbolo TRX nos bancos, tablier e com o número de chassis na consola central. O volante tem um fundo plano e com patilhas em alumínio e há instrumentação digital personalizável de 9,2 polegadas. Existem revestimentos em preto com decorações em vermelho, um sistema de infotainment Uconnect com ecrã de 12 polegadas e sistema de som Harman Kardon de 900 watt e 19 altifalantes. Esta “super” RAM dispõe de um sistema de carregamento do smartphone por indução, 5 entradas USB, incluindo USB-C.

A RAM 1500 TRX estará disponível nos EUA a partir do outono, mas há a possibilidade de poder vir a ser importada para a Alemanha.

Deixe uma resposta

*