Último Citroën 2CV foi fabricado há 30 anos

Citroën 2CV Charleston View Gallery 2 photos

Os derradeiros exemplares do modelo foram produzidos na fábrica portuguesa de Mangualde.

O Citroën 2CV é um autêntico marco na indústria automóvel por ter sido um dos modelos que tornou a mobilidade acessível ao público em geral. Lançado em 1949, o utilitário francês orquestrado por Pierre Boulanger manteve-se em produção ao longo de 41 anos até ser descontinuado em julho de 1990. Este ano, é celebrado o 30º aniversário dessa ocasião que está intrinsecamente ligada a Portugal.

Isto porque os últimos exemplares do icónico 2CV foram produzidos no nosso país, mais concretamente na fábrica da Citroën situada em Mangualde. Curiosamente, já no final da sua carreira, a marca francesa optou por oferecer o modelo em apenas duas variantes: a Special com uma posição mais económica e a Charleston com uma compleição mais requintada e que apresentava uma pintura em dois tons.

Ambas as versões dispunham do conhecido motor de dois cilindros com 602 cm3 que debitava 30 cv de potência e estava acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades. Apesar do entusiasmo inicial em seu redor, o 2CV perdeu algum fulgor nos últimos anos do seu ciclo de produção, mas acabou por se tornar um objeto de coleção. Atualmente, ainda é possível encontrar alguns exemplares em bom estado por valores a rondar os 6 mil euros.

Deixe um comentário

*