Raro BMW M3 GTR E46 com motor V8 está à venda

BMW M3 GTR E46

Modelo de competição de 2001 foi construído para corridas de resistência.

Ao longo dos anos, o BMW teve inúmeras adaptações para diferentes tipos de campeonatos e categorias. Uma das mais raras está agora à venda pela mão da Young Timers Garage em Melbourne, na Austrália. Trata-se de um dos únicos exemplares do M3 GTR E46 de competição com motor V8 produzidos para correr na American Le Mans Series. Para criar este modelo, com o chassis #005, a BMW North America associou-se à Tom Milner’s Prototype Technology Group (PTG). O objetivo era fazer frente ao domínio da Porsche no ALMS. Este modelo fez a sua estreia a 3 de novembro de 2001 na Daytona 3 Hour Grand Am Finale, tendo alcançado o 15º lugar na GT Class e assinado a volta mais rápida. Concluiu ainda as 24 Horas de Daytona, o Grand Am 400 (ambos em 2022) e as Bathurst 24 Hour em 2003, prova que acabou por desistir após um problema numa roda. No ano seguinte, o carro foi comprado pelo atual proprietário, que está a vender o carro acompanhado de um conjunto de peças e acessórios originais de competição. O preço está disponível sob consulta.

Ao todo foram feitos cinco exemplares deste M3 GTR E46. Os três primeiros traziam debaixo do capot um motor S54/P54B32 3.4 com seis cilindros em linha. Contudo, os dois últimos chassis, contaram com o S62B50, uma variante de alto rendimento do motor M62 utilizada no BMW M5 E39 e no Z8 E52. Este motor V8 4.9 foi associado a uma caixa manual Hewland de seis velocidades. O V8 atmosférico contava com “cornetas” de admissão, corrente de distribuição de dupla fileira, árvores de cames ocas, ECU da Siemens, sistema de óleo de cárter semi-seco e entradas de ar duplas. Este carro tornou-se particularmente conhecido após ter aparecido no jogo “Need for Speed: Most Wanted” de 2005.

Aliás, este foi o primeiro M3 com motor de oito cilindros a competir nos EUA. No ano de 2001 foi lançado também o BMW M3 GTR Strassenversion, considerado o primeiro M3 V8 homologado para estrada.

Deixe uma resposta

*