Único Viper GTS CS no mundo vai a leilão

Dodge Viper GTS CS View Gallery 24 photos

“One-off” com motor V10 8.0 de 487 cv foi criado em conjunto por Carroll Shelby e a Fitzgerald Motorsports.

No final da década de 1990, o Viper era um dos desportivos mais destacados na estrada e na competição (sobretudo devido ao sucesso do Viper GTS-R nos campeonatos de GT). Perante essa notoriedade Carroll Shelby e a Fitzgerald Motorsports uniram esforços para em meados da referida década criarem uma versão especial do desportivo norte-americano, o Dodge Viper GTS CS. Contudo, a série limitada a 50 unidades (25 no formato Roadster e 25 no formato “fechado” GTS) inicialmente prevista da versão mais potente do Viper nunca chegou a passar do primeiro exemplar, devido ao estado de saúde de Shelby – que também o impediu de participar mais ativamente no processo de desenvolvimento do Viper RT/10 original. Debaixo do capot está uma versão mais potente do motor V10 8.0, dotado de um novo sistema de admissão, um escape de alto rendimento, uma reprogramação da ECU, além de uma caixa com novo escalonamento. Esta versão GTS CS conta com 487 cv, mais 31 face ao modelo original.

Este Viper GTS CS conta com uma nova frente, encaixando uma grelha maior, inspirada no Cobra original, entradas de ar laterais específicas e jantes multiraios em tons dourados de 18 polegadas. O desenho específico continua no interior, com bancos em couro em vermelho e dourado, cintos de segurança de quatro apoios, soleiras das portas personalizadas, além da assinatura do lendário Shelby.

Este “one-off” do GTS será leiloado pela primeira vez no início de 2021 pela mão da Mecum Auctions em Kissimmee (Flórida, EUA). Esta peça única de coleção entra-se num estado de conservação impecável, digno de um museu, uma vez que o modelo nunca chegou efetivamente a ser matriculado. A leiloeira estima que o valor base de 75.170 euros pedido pelo carro será largamente ultrapassado.

Deixe um comentário

*