Cobra 427 de Carroll Shelby pode valer 10 milhões de euros

Shelby Cobra 427 View Gallery 9 photos

Este exemplar prestes a ser leiloado é o único Cobra 427 detido por Carroll desde a saída da fábrica até ao seu falecimento.

Carroll Shelby é, sem dúvida, uma das personagens mais incontornáveis na história da indústria automóvel. Vencedor nas 24 Horas de Le Mans em 1959 e responsável pelo desenvolvimento do icónico Ford GT40, o seu nome acabaria por ficar inevitavelmente associado à empresa fundada em nome próprio, a Shelby American. Volvidos 58 anos da sua criação, um dos icónicos Cobra que fizeram parte da sua garagem vai ser arrematado em leilão.

O exemplar em causa pertence à terceira iteração do Cobra, o Mark III, que acabaria por ficar conhecido pela designação “427” em função dos centímetros cúbicos (equivalente a 7.0 litros) da motorização V8 proveniente da Ford. De forma a lidar com o incremento de potência, os engenheiros da Shelby decidiram construir um novo chassis tubular, instalar uma suspensão com molas helicoidais, para-choques mais proeminentes e uma maior entrada de ar para o radiador. Esta unidade incorpora o número de chassis #CSX3178 e pertenceu a Carroll Shelby desde que foi construído em março de 1966 até ao seu falecimento em 2012, tornando-o no único Cobra 427 que foi detido por Carroll desde a saída da fábrica até à sua morte. Como seria de esperar, possui algumas particularidades que o tornam ainda mais especial, sendo um dos apenas cinco Cobra 427 pintados originalmente na cor “Charcoal Grey”.

Em 2016 acabaria por sofrer um restauro extensivo por parte da Legendary Motorcar Company, que o reconstruiu de acordo com todas as especificações originais. Prepara-se agora para ser num leilão organizado pela Mecum Auctions que terá lugar em Kissimme, nos Estados Unidos da América, entre os dias 7 e 16 de janeiro. Apesar de não terem sido reveladas estimativas do seu preço, deverá atingir um valor superior aos 10 milhões de euros.

Deixe um comentário

*