Corvette ZR-1 de 1988 leiloado a preço de saldo

Protótipo Chevrolet Corvette ZR-1 de 1988 View Gallery 10 photos

Protótipo de 1988 esteve abandonado durante vários anos.

Em jeito de antecipação do Corvette ZR-1 da geração C4, conhecido por “The King of the Hill”, a Chevrolet construiu 25 protótipos em 1987. Contudo, alegadamente, apenas dois sobreviveram até aos dias de hoje. E foi precisamente um deles que acabou de ser leiloado “online” pela Cars & Bids por 75 mil dólares (61 mil euros) – cerca de um terço do valor pelo qual tinha sido leiloado em 2017 pela Mecum. Esta unidade rara, atualmente com 95 mil km marcados no odómetro, foi descoberta ao abandono no Reino Unido – quando até já se julgava destruída pela General Motors e pela Lotus – precisamente na garagem de um engenheiro da marca britânica envolvidos no seu desenvolvimento. Depois de um primeiro restauro, o engenheiro vendeu em 2010 carro à Blue Flame Restorations, um especialista em recuperar o Corvette C1. Nessa altura o desportivo foi alvo de um processo de restauro mais profundo, que o devolveu ao seu estado original, deixando-o num estado de conservação magnífico. Uma das novidades nesta intervenção são os interiores em azul.

Curiosamente, apesar de ter sido bastante intervencionado, o carro mantem o chassis, motor e transmissão originais, além de todos os elementos do esquema da suspensão e a maioria dos painéis da carroçaria. Os únicos elementos que foram substituídos foram alguns painéis laterais e o tejadilho. Até as jantes são as de origem. Em jeito de brincadeira os pneus Goodyear Gatorback, criados com uma gama específica experimental (exclusiva dos protótipos do ZR-1) surgem com o aviso “Not for sale” (“não está para venda”).

Conhecido pelo nome de código EX5023, este protótipo foi utilizado pelos engenheiros da Lotus para calibrar o motor V8 LT5 DOHC de 32 válvulas, capaz de debitar 380 cv, produzido em Hethel especificamente para esta versão Corvette ZR-1 – e que nunca chegou a ser utilizado em qualquer outra variante do desportivo norte-americano. Entre as peculiaridades deste protótipo está o conta-rotações específico que marca até 8000 rpm (em vez das 6000 rpm do ZR-1 C4 de fábrica).

Deixe um comentário

*