Tesla abre encomendas dos renovados Model S e Model X

Tesla Model S facelift View Gallery 29 photos

Além de um interior totalmente novo, com um volante tipo avião, há novas versões de topo Plaid.

A Tesla apresentou o facelift do Model S e Model X. Os preços começam nos 90.990 e nos 99.990 euros, respetivamente. As primeiras entregas estão previstas para setembro. A grande novidade é a chegada das variantes desportivas com três motores elétricos Plaid e Plaid+ (esta última, com 1100 cv, apenas disponível no Model S). Estas versões contam com dois motores no eixo traseiro e possuem a função de vectorização de binários. O Model S Plaid+ anuncia 0-100 km/h em 1,99 segundos (o que significa que, teoricamente, é mais rápido do que o Bugatti Chiron, que cumpre a mesma aceleração em 2,4 segundos). Segundo a Tesla, este Plaid+ é o carro de produção mais rápido do mundo. Além disso, tem uma autonomia estimada superior a 840 km. O mais “modesto” Model S Plaid com 1020 cv, anuncia 0-100 km/h em 2,1 segundos e uma autonomia estimada até 628 km. A velocidade máxima de ambos as variantes do Model S Plaid é de 320 km/h. No caso do Model X Plaid, os números são 0-100 km/h em 2,6 segundos, velocidade máxima de 262 km/h e autonomia até 547 km. Estas versões “performance” Plaid distinguem-se por terem uma grelha inferior diferenciada e entradas de ar laterais que ajudam a arrefecer os travões (que possuem rotores com cobertura em carbono). Os modelos Plaid são também mais largos e com cavas das rodas mais pronunciadas (de modo a poderem acomodar jantes de dimensões superiores).

Entre as novidades desta renovação da dupla S e X, consta um novo ecrã tátil horizontal de 17 polegadas (igual ao do Model Y e do Model 3) em substituição do ecrã na vertical do mesmo tamanho. Por debaixo do ecrã surge um compartimento para arrumação e uma zona de carregamento sem fios para os smartphone. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas mantem-se, mas a grande novidade é a inclusão de um volante estilo avião comercial que surge equipado com touchpads. O novo volante conta com botões para controlar os piscas e acionar os faróis. Existe um ecrã tátil adicional com 8 polegadas colocado atrás da consola central, virado para os passageiros da segunda fila. Nota ainda para o sistema de som com 22 altifalantes e 960 W. Entre as funções de conforto, destaque para os bancos aquecidos (todos), bancos ventilados (apenas à frente), ar condicionado de três zonas, vidros escurecidos, luz ambiente e tomadas USB-C.

No exterior, pouco mudou nos Model S e Model X, sendo a mais visível a troca dos elementos cromados da dianteira por preto. A isso junta ainda novas jantes.

Na base desta renovada gama está para já a versão Long Range, de dois motores (tração integral), com autonomia máxima estimada de 663 km no Model S.

Preços:

Model S

Motor duplo tração integral Long Range 90.990 euros

Motor triplo tração integral Plaid 120.990 euros

Motor triplo tração integral Plaid+ 140.990 euros

 

Model X

Motor duplo tração integral Long Range 99.990 euros

Motor triplo tração integral Plaid 120.990 euros

Deixe um comentário

*