Porsche 911 RSR de Pablo Escobar está à venda

Porsche 911 RSR The Fittipaldi Car View Gallery 7 photos

Modelo de competição de 1974 foi feito para Emerson Fittipaldi.

Há um Porsche 911 de competição muito raro e cheio de história à venda num concessionário norte-americano da DuPont Registry. É uma das 15 unidades do 911 RSR feitas em 1974 especialmente para a IROC (International Race of Champions), que tem a particularidade de estar relacionado com várias celebridades. Este exemplar chama-se “The Fittipaldi Car” porque foi construído inicialmente para o piloto Emerson Fittipaldi, campeão de Fórmula 1. Depois de disputar a Race of Champions, este modelo continuou a participar em diversas competições, sendo que a última vez que correu em pista foi nas 24 Horas de Daytona de 1978. Após despedir-se da competição, este 911 RSR foi comprado por Pablo Escobar, conhecido narcotraficante, que o teve na sua posse até morrer. Contudo, durante o período em que teve o carro na sua garagem, o colombiano instalou um kit “widebody” para o converter num 935. Escobar era apaixonado por automóveis, tendo inclusivamente disputado uma Copa Renault 4 na Colômbia.

Após a morte de Escobar em 1993, o carro esteve vários anos em solo colombiano, até ter sido levado de volta para os EUA no início deste século, para ser sujeito a um processo que o fez recuperar o aspeto original, incluindo os autocolantes que o modelo de competição utilizou em 1974. Desde essa altura, este carro passou pelas mãos do piloto John Tunstall e do magnata do mundo dos automóveis e antigo piloto Roger Penske, entre outros, que com o mantiveram como se de uma peça de museu se tratasse, sem lhe dar praticamente nenhum uso. O motor deste 911 RSR é um 3.0 de seis cilindros boxer de 284 cv e 292 Nm enviados para o eixo traseiro através de uma caixa manual de cinco velocidades.

Um exemplar original do 911 RSR é sempre valioso, embora as versões de estrada sejam ainda mais. Recorde-se que o ator/comediante Jerry Seinfeld arrematou num leilão em 2016 uma unidade por perto de 2 milhões de euros. Contudo, pela riqueza do seu passado, este 911 RSR “The Fittipaldi Car” tem um preço de 1,85 milhões de euros.

Deixe um comentário

*