Lotus Evija vai ter som inspirado no F1 de 1967

Lotus Evija e Type 49 View Gallery 3 photos

Hipercarro elétrico de 2000 cv, o mais potente do mundo, vai ter a “banda sonora” do Type 49.

A Lotus está a desenvolver uma banda sonora para o seu próximo hipercarro Evija (cuja estreia está prevista para primeira metade deste ano) inspirada no motor V8 do Fórmula 1 Type 49 que correu em 1967. Isto significa que o Evija, o carro mais potente do mundo, com 2000 cv debitados de quatro motores elétricos, utilizará o som do motor V8 DFV de origem Ford-Cosworth.

Para o efeito, a Lotus recorreu aos serviços do produtor musical galês Patrick Patrikios, que trabalhou com artistas como Britney Spears, Sia ou Little Mix. O produtor gravou o som vindo do escape do Type 49 e manipulou-o digitalmente, apercebendo-se que quando desacelerou o som acabou por gerar uma frequência similar à que é emita naturalmente pelo próprio Evija. Com efeito, o som processado acaba por não se assemelhar ao som original. O som criado por Patrikios será utilizado para personalizar todos os sons do hipercarro, desde o tom emitido quando os “piscas” forem acionados, até ao aviso som quando o cinto de segurança não está posto.

A Lotus aproveitou para salvaguardar que o som emitido pelos motores do Evija não será alterado digitalmente. A velocidades mais elevadas, assim que o som para os peões é desativado, aquilo que se ouvirá será o som real gerado pelo sistema propulsor elétrico.

Recorde-se que logo na sua primeira corrida, Jim Clarke utilizou o Type 49 para vencer o Grande Prémio da Holanda. Foi também com este carro que Graham Hill conquistou o mundial de F1 no ano seguinte.

Deixe um comentário

*