Coupé com motor de seis cilindros em linha terá mais 34 cv face ao antecessor. Produção arrancará no verão.
A BMW publicou imagens do novo Série 2 ainda camuflado, confirmando que a sua produção terá início no verão. O protótipo mostrado é da versão M240i xDrive que contará com os préstimos de um motor 3.0 de seis cilindros em linha turbo a gasolina a debitar 374 cv (mais 34 cv face ao modelo anterior) e 500 Nm – ou seja, o mesmo motor do M440i – a funcionar em conjunto com uma caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades. A marca de Munique garante que na fase de lançamento a versão que será a referência da nova Série 2 (até que chegue o M2, previsto para 2023) contará com uma distribuição de pesos a rondar os 50:50, uma melhoria da rigidez torsional na ordem dos 12% e um chassis adaptado de forma a favorecer o comportamento dinâmico. O carro opera por defeito com tração traseira, sendo que o sistema xDrive intervém apenas em casos de perda de motricidade, incluindo um diferencial traseiro M Sport e um motor elétrico para um efeito de bloqueio totalmente variável. O chassis adaptativo M, com amortecimento controlado eletronicamente, e o sistema de quatro rodas direcionais Variable Sports Steering são opcionais.
Com vias mais largas em ambos os eixos (o que reduz o rolamento em curva a velocidades elevadas), o novo Série 2 (G42) será maior comparativamente com o modelo que se encontra em fim de ciclo, sendo provável a transição para uma versão encurtada da plataforma de tração traseira CLAR (a mesma dos Série 3 e 4). O trabalho aerodinâmico no novo modelo também foi aprimorado, com destaque para os puxadores escamoteáveis das portas.
Visualmente, o M240i xDrive distingue-se pelas ponteiras de escape de formato trapezoidal. Este modelo terá a companhia de um 230i com ponteiras circulares. O novo Série 2 deverá estar à venda em Portugal no final do ano.