BMW prepara estreia do M240i xDrive com 374 cv

BMW M240i xDrive

Coupé com motor de seis cilindros em linha terá mais 34 cv face ao antecessor. Produção arrancará no verão.

A BMW publicou imagens do novo Série 2 ainda camuflado, confirmando que a sua produção terá início no verão. O protótipo mostrado é da versão M240i xDrive que contará com os préstimos de um motor 3.0 de seis cilindros em linha turbo a gasolina a debitar 374 cv (mais 34 cv face ao modelo anterior) e 500 Nm – ou seja, o mesmo motor do M440i – a funcionar em conjunto com uma caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades. A marca de Munique garante que na fase de lançamento a versão que será a referência da nova Série 2 (até que chegue o M2, previsto para 2023) contará com uma distribuição de pesos a rondar os 50:50, uma melhoria da rigidez torsional na ordem dos 12% e um chassis adaptado de forma a favorecer o comportamento dinâmico. O carro opera por defeito com tração traseira, sendo que o sistema xDrive intervém apenas em casos de perda de motricidade, incluindo um diferencial traseiro M Sport e um motor elétrico para um efeito de bloqueio totalmente variável. O chassis adaptativo M, com amortecimento controlado eletronicamente, e o sistema de quatro rodas direcionais Variable Sports Steering são opcionais.

Com vias mais largas em ambos os eixos (o que reduz o rolamento em curva a velocidades elevadas), o novo Série 2 (G42) será maior comparativamente com o modelo que se encontra em fim de ciclo, sendo provável a transição para uma versão encurtada da plataforma de tração traseira CLAR (a mesma dos Série 3 e 4). O trabalho aerodinâmico no novo modelo também foi aprimorado, com destaque para os puxadores escamoteáveis das portas.

Visualmente, o M240i xDrive distingue-se pelas ponteiras de escape de formato trapezoidal. Este modelo terá a companhia de um 230i com ponteiras circulares. O novo Série 2 deverá estar à venda em Portugal no final do ano.

 

Deixe um comentário

*