Novo BMW Série 2 traz versão de topo M240i com 374 cv

BMW M240i xDrive

O modelo de três portas com tração traseira chega no início de 2022 sem opções de caixa manual.

A BMW apresentou a segunda geração do Série 2 Coupé, que será mostrado pela primeira vez ao vivo no Goodwood Festival of Speed e que será lançado no início de 2022. Este coupé de quatro lugares com de motor de colocação dianteira mantem a sua silhueta e a configuração de tração traseira ou integral. Tem 4,54 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,39 m de altura – o que equivale a mais 105 mm de comprimento, mais 64 mm de largura, embora seja 28 mm mais baixo face ao antecessor. Já a distância entre eixos foi prolongada em 51 mm. No lançamento estará disponível em três versões com motores de colocação longitudinal: o gasolina 220i de 184 cv e 300 Nm, o Diesel 220d de 190 cv e 400 Nm (ambos com motor 2.0 de quatro cilindros turbo) e o M240i xDrive de 374 cv e 500 Nm (com motor 3.0 de seis cilindros turbo). O Diesel tem a particularidade de operar com o auxílio de um sistema microhíbrido de 48V que consiste num pequeno motor elétrico que faz a função de motor de arranque e alternador, e que em determinadas circunstâncias ajuda o motor a combustão na aceleração. Apesar dos 1765 kg, a versão M240i xDrive anuncia 0-100 km/h em 4,3 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. A caixa é sempre automática de oito velocidades com conversor de binário, embora haja duas versões à disposição: Steptronic e Steptronic Sport (esta última de série no M240i xDrive, inclui passagens mais rápidas, patilhas no volante, função “launch control” e modo “Sprint” que possibilita reduções de caixa mais rápidas). Para o verão de 2022 está previsto o 230i com 244 cv e diferencial traseiro.

O chassis do novo Série 2 é 12% mais rígido, os eixos das rodas são mais largos e foram operadas alterações aerodinâmicas substanciais de modo a reduzir até 50% a “downforce” na dianteira. A distribuição de peso é próxima de 50:50. A suspensão dianteira é de tipo MacPherson e a traseira tem cinco braços. Existem três opções de suspensão: a de série, M Sport (mais firme) e Adaptativa M (de amortecimento variável). Em alternativa à direção de série existe uma direção desportiva de desmultiplicação variável. Nos travões é possível também optar por uma versão M Sport, com pinças dianteiras com pistões de quatro êmbolos. Outro opcional (incluído de série no M240i xDrive) é o diferencial autoblocantes traseiro M Sport (mecânico com atuação eletrónica).

A bagageira do Série 2 mantem os 390 litros de capacidade, mas tem uma boca de carga colocada 35 mm mais abaixo. A fila posterior rebate na proporção 40:20:40. Os bancos de série são revestidos em couro sintético Sensatec e tecido (embora no M240i xDrive tenham a combinação com Alcantara). Em opção existe o couro Vernasca, uns bancos mais desportivos com apoios de cabeça integrados, ajuste elétrico e refrigeração. O ar condicionado é de três zonas de série, assim como os faróis em LED (embora a função adaptativa Selective Beam seja opcional). As jantes oscilam entre 17 e 20 polegadas. O novo Série 2 Coupé será produzido em San Luis Potosí no México.

Deixe um comentário

*