Desportivo clássico da RDA vai a leilão

Melkus RS 1000

Melkus RS 1000 de 1976 tem um motor V6 1.3 de dois tempos.

Quando pensamos em carro da antiga Alemanha de Leste recordamo-nos sobretudo dos Trabant e dos Wartburg. Mas entre 1976 e 1986, esteve também no ativo a Melkus, um fabricante de carros desportivos fundado por Heinz Melkus. Em 2000, o filho do fundador ainda tentou reavivar o emblema, sem sucesso – prometendo o regresso com um sucessor do RS 1000 equipado com um motor do Opel RS 2000. A marca oriunda de Dresden produziu apenas um carro, o RS 1000, do qual foram construídos apenas 101 exemplares. Agora, há um deles que está a ser leiloado.

Este desportivo “comunista” possui um chassis de travessas e longarinas, carroçaria em fibra de vidro, reduzida altura ao solo e portas de abertura asa de gaivota. A maioria dos exemplares contavam debaixo do capot com um motor 1.0 de três cilindros de dois tempos e três carburadores, herdado de Wartburg. Mas houve uma unidade que foi uma exceção, que é precisamente a que está agora a ser leiloada, que dispõe de um motor 1.3 “Müller-Andernach” V6 também de dois tempos. Trata-se de um motor produzido original para barcos que foi feito para a berlina Auto Union DKW F 102. Efetivamente, foram construídos apenas alguns protótipos deste motor, que anuncia 110 cv e 180 Nm. O RS pesa 720 kg e anuncia uma velocidade máxima de 201 km/h.

Este Melkus vem pintado em Ferrari Giallo, com interiores em preto e cinzento. Está em bom estado, tendo em conta os seus 45 anos de idade. Regista 13.456 km no odómetro. O leilão da Collecting Cars vai nos 16 mil euros e termina na quarta-feira (22 de setembro).

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