Porsche 911 964 “radical” vai correr no próximo “Dakar”

Porsche 911 Dakar

Italianos da Car&vintage dizem que a potência deste “off-roader” supera os 300 cv.

Além de ser, provavelmente, o mais reputado desportivo do mundo, o Porsche 911 tem sido também ao longo dos anos alvo de várias adaptações para competições fora de estrada. É o caso deste 911 Carrera 4 da geração 964 feito em 1991 que foi adaptado pelos italianos da Car&vintage, de Agostino e Alberto Vassallo, em colaboração com a CountrysideWay e a TAG Heuer, com o objetivo de correr na próxima edição do Dakar Classic, em janeiro.

Para o efeito, este 911 de corridas manteve o motor original de seis cilindros boxer e a caixa manual de cinco velocidades. De resto, tudo mudou, inclusivamente o motor arrefecido a ar que passou a debitar sensivelmente 300 cv. A alteração mais óbvia, no entanto, diz respeito à suspensão, que possibilitou uma altura maior ao solo. O modelo possui uma configuração de triângulos sobrepostos com molas ajustáveis da Reiger e pneus de 35 polegadas BFGoodrich All-Terrain T/A KDR2. O depósito de combustível passou a dois depósitos de 80 litros de capacidade. Por dentro, recebeu bacquets de competição da Sabelt com cintos de cinco apoios, um travão de mão hidráulico com especificação de competição, um arco de segurança e dois bloqueios dos diferenciais que podem ser totalmente bloqueados. Outro dos aspetos que mais salta à vista é a decoração exterior, com graffiti vermelho por cima de uma superfície em branco – uma homenagem aos artistas desta arte urbana da década de 1980.

Este 964 remete para o lendário 953 que conquistou o Paris-Dakar em 1984, com René Metge e Dominique Lemoyne ao volante.

Deixe um comentário

*