DS E-Tense Performance tem 815 cv e 8000 Nm

DS E-Tense Performance Prototype

Protótipo de um supercarro elétrico, com sistema propulsor da Fórmula E, antecipa a estética da próxima geração de modelos.

A DS apresentou o E-Tense Performance Prototype, um coupé 100% elétrico que possui carroçaria em fibra de carbono, chassis em alumínio e um sistema propulsor semelhante que os Fórmula E Gen3 terão em 2023. O “set-up” deste supercarro consiste numa dupla de motores (um dianteiro com 250 kW e outro atrás com 350 kW, permitindo tração integral) a debitar um total de 600 kW/815 cv e 8000 Nm – não, não tem um zero a mais! Apesar de não estarem confirmadas as prestações deste E-Tense Performance é de prever que possa acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos – tornando-se ainda mais rápido do que o modelo com o qual corre o português António Félix da Costa. Este protótipo traz não apenas uma nova tecnologia de motores, mas também evoluções ao nível da bateria e do sistema de recuperação de energia da travagem. Em causa está uma bateria mais compacta feita pela Total Energies com uma cobertura feita de uma combinação de alumínio e carbono, colocada numa posição central traseira (visando uma distribuição de peso ideal), juntando a isso uma solução química “inovadora” para as células e um novo sistema de gestão térmica das mesmas (com recurso a líquido e a químicos). Segundo a DS, estas baterias serão utilizadas em futuros modelos de produção. Quanto ao sistema de regeneração, será tão poderoso (600 kW!) a ponto de não ser necessária a utilização dos travões. Para já, ainda não revelada a autonomia deste modelo, mas confirma-se para já que possibilita carregamentos até 350 kW (possibilitando uma carga completa em pouco mais de 10 minutos). Recorde-se que a partir de 2024, a marca premium francesa vai lançar apenas propostas “zero emissões”.

Além das novidades do ponto de vista técnico, este protótipo com 4,72 metros de comprimento, 2,08 m de largura e 1,29 m de altura serve para antecipar a futura linguagem estética da marca francesa, composta essencialmente por linhas fluídas. Destaque para o novo nariz que substitui a tradicional grelha, ladeado por luzes diurnas formadas por 800 LED individuais. Para o efeito, este concept traz um sistema de câmaras em substituição dos tradicionais faróis. A isso junta uma série de evoluções aerodinâmicas, novas jantes em alumínio igualmente aerodinâmicas de 21 polegadas e um difusor traseiro imponente. A cor exterior tem um efeito perolado que muda de cor consoante o ângulo em que o carro é visto. Por dentro, realce para os bancos desportivos e para o volante retirado do monolugar da Fórmula E.

Para já, ainda não se sabe o E-Tense Performance poderá passar à produção, embora esteja previsto que os pilotos da Fórmula E, Jean-Eric Vergne e Félix da Costa testem o protótipo na sua fase final de desenvolvimento – primeiro em pista e depois em estrada. De qualquer forma, a partir de hoje este concept está disponível como NFT. Todos os dias, durante os próximos 100 dias, o E-Tense Performance será leiloado – dando a possibilidade de uma condução virtual do mesmo.

Deixe um comentário

*