Toyota poderá avançar com elétricos de caixa manual

Caixa manual do Toyota GR86

Com o objetivo de replicar a sensação de utilizar uma transmissão manual, este sistema poderá vir a ser utilizado em desportivos elétricos.

A quebra das vendas de carros com caixa manual tem vindo a acentuar-se particularmente nos últimos anos, devido a um fator de comodidade e pela melhor eficiência das transmissões automatizadas. Apesar disso, e numa altura em que parecemos avançar para uma hegemonia dos carros elétricos, a Toyota registou patentes no Japão de uma caixa manual para modelos “zero emissões”.

Se é verdade que os veículos elétricos na sua generalidade não precisam de mudanças, devido ao seu binário instantâneo e da natureza da sua faixa de utilização de potência, a marca nipónica avança com uma solução que procura, aparentemente, replicar a experiência de condução uma caixa manual de um tradicional modelo a combustão. A patente mostra que é possível que o condutor possa gerir as passagens de caixa manualmente, mas também existe um modo “sem mudanças”. O princípio de funcionamento deste sistema conta com um controlador especial que altera a entrega de binário do motor elétrico para torná-la mais parecido com a de um carro a gasolina. O texto refere ainda um pedal de embraiagem, sublinhando que não são essenciais no processo do ponto de vista mecânico, e que o seu papel é o de reproduzir a sensação e a diversão de uma caixa manual.

Claro que a existência a existência de proteção de propriedade intelectual não é uma garantia de que esta solução passará à produção. Caso avance para a produção desta solução “pseudo-manual” a Toyota poderá vir a utilizá-la em modelos desportivos – afinal, Akio Toyoda, o CEO da marca, é um condutor entusiasta de modelos mais “emotivos”.

Recorde-se que existem vários construtores a experimentarem carros elétricos com transmissões “multi-gear”, embora nenhum tenha realmente passado à produção. Neste momento, o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT possuem uma caixa com duas relações automáticas. Além disso, não é inédito que alguns elétricos surjam com caixa manual, pois isso já aconteceu com os protótipos Opel Manta GSe Elektromod, Ford Mustang Lithium e Jeep Wrangler Magneto.

Deixe um comentário

*