Cadillac Celestiq abre caminho para futuro topo de gama

Cadillac Celestiq Concept

Protótipo de berlina elétrica conta com cinco ecrãs e tejadilho em vidro com luz variável.

A Cadillac fala do Celestiq há mais de dois anos. E depois de alguns teasers, eis finalmente o protótipo de antecipa o futuro topo de gama da marca norte-americana.

Segundo a Cadillac, este concept evoluirá para uma segunda versão mais próxima do carro final a revelar ainda este ano. Em termos de tecnologia, o Celestiq final contará com muitos dos elementos tecnológicos agora exibidos, a começa por um painel de 55 polegadas a percorrer todo o tablier, que incorpora o painel de instrumentos, um ecrã central e outro para o passageiro da frente. Existirão ainda umas persianas digitais nos vidros que impedem o condutor de ver o ecrã mais à direita, evitando distrações. Os ocupantes dos lugares traseiros terão cada um ecrã. A marca fala de cinco ecrãs de alta resolução e de um tejadilho em vidro que possibilita ajustar a intensidade da luz em quatro zonas. A isso junta um sistema Ultra Cruise de condução semiautónoma.

A Cadillac não fala para já do sistema propulsor, apenas que o Celestiq evolui a partir da plataforma Ultium da GM. A berlina elétrica inspira-se em modelos emblemáticos como os Cadillac V16 e o Eldorado Brougham de 1957.

O Celestiq será produzido em Detroit, num complexo no qual a GM investirá mais de 79 milhões de euros. Será o primeiro carro a produzir nestas instalações desde 1956.

Deixe um comentário

*