Dacia Manifesto é protótipo de “off-roader” elétrico

Dacia Manifesto concept

Buggy 4×4 tem carroçaria em plástico, interior lavável e capas dos bancos amovíveis que podem ser utilizadas como sacos-cama.

A Dacia apresentou o concept Manifesto a poucas semanas no Salão de Paris, em França. Este “show car” elétrico, que não avançará para produção, sendo mais um laboratório sobre rodas para algumas soluções a adotar no futuro. Apontado sobretudo para os fãs de atividades ao ar livre, o Manifesto é minimalista, tendo apenas 720 kg. Prescinde de portas, vidros ou para-brisas, mas também do sistema de infotainment – sendo possível, em vez disso, utilizar o smartphone para o efeito. O interior é lavável e as capas dos bancos podem ser retiradas e transformadas em sacos-cama. A bateria do Manifesto pode igualmente ser convertida numa fonte de fornecimento de energia. Possui também um farol especial amovível que pode ser utilizado como lanterna.

Os painéis de carroçaria e o chassis são feitos em polipropileno processado e plástico Starkle (20% qual é reciclado) e o interior tem cortiça no tablier. Neste buggy de dois lugares destaque também para os pneus sem ar – que retiram a preocupação de um eventual furo fora de estrada. O espírito aventureiro é favorecido pelos pneus TT de 850 mm e pela generosa altura ao solo.

O Manifesto é descrito como sendo um carro multicombustível, capaz de encaixar um sistema a gasolina, bifuel (GPL/gasolina) e elétrico.

Deixe um comentário

*