Spectre é o primeiro Rolls-Royce elétrico

Rolls-Royce Spectre

Modelo “zero emissões” mais luxuoso do mundo anuncia mais de 500 km de alcance.

A Rolls-Royce revelou a versão final do Spectre, o seu primeiro modelo de produção totalmente elétrico, cujas primeiras entregas estão previstas para o final do próximo ano. O Spectre será apenas a primeira proposta “zero emissões” para a marca de Goodwood, que pretende terminar esta década com uma gama 100% elétrica.

O emblema britânico considera o Spectre como um sucessor espiritual do Phantom Coupé, descontinuado em 2016. Em termos estéticos, o novo elétrico não traz grandes novidades, embora apresente a grelha mais larga de sempre num Rolls-Royce. Esta grelha é iluminada por 22 LED. Por cima está o símbolo Spirit of Ecstasy que foi otimizado aerodinamicamente. Por falar, nisso o Spectre possui 0,25 de coeficiente aerodinâmico, o valor mais baixo de sempre na marca de luxo.

Por dentro, o Spectre é o Rolls-Royce mais avançado da história. Destaque para as Starlight Doors, painéis das portas opcionais que contêm 5876 pequenos pontos de iluminação. Novos são também os bancos da frente, inspirados nos costureiros britânicos, assim como o sistema de infotainment Spirit (similar ao iDrive de oitava geração da BMW, já disponível no iX e no i7).

O Spectre evolui a partir da plataforma em alumínio Architecture of Luxury, que permite uma rigidez 30% superior. A sua potência ainda não foi revelada, embora valores preliminares apontem para 577 cv/430 kW e 900 Nm. As estimativas apontam ainda para uma autonomia para cerca de 520 km. Promete cumprir 0-100 km/h em 4,5 segundos, apesar de este ser o modelo mais pesado de sempre da marca, com 2975 kg. A berlina traz ainda uma nova suspensão Planar, mais avançada, que permite desacoplar as barras antiaproximação de modo a que cada roda atue de forma independente, visando um amortecimento mais suave.

O Spectre tem 5453 mm de comprimento e 3210 mm de distância entre eixos, o que faz com que seja ligeiramente maior do que o Wraith. Na gama atual, o Spectre posicionar-se-á entre o Cullinan e o Phantom.

Deixe um comentário

*