Volvo EX90 quer ser nova referência de segurança na estrada

Volvo EX90

SUV elétrico de luxo de sete lugares é também a nova referência da marca a nível de autonomia.

A Volvo apresentou o EX90, um novo modelo elétrico para o topo da gama. Feito com base numa nova plataforma, o SUV com três filas de bancos foca-se sobretudo na segurança – prometendo, aliás, ser o modelo mais seguro de sempre da marca sueca -, podendo também receber atualizações e novo software ao longo do tempo. Para o efeito, o EX90 traz um conjunto de sensores, câmaras e radares, além do sistema LiDAR, coadjuvados por computadores de alto desempenho e por software desenvolvido internamente. O sistema possibilita fazer um varrimento constante de 360 graus em redor da viatura, detetando objetos potencialmente perigosos a dezenas de metros de distância, dando mais tempo para o condutor reagir e evitá-los. O SUV é também o primeiro carro da Volvo equipado de fábrica com hardware suficiente para condução autónoma, a integrar no futuro, assim que a lei o permita.

O EX90 traz uma bateria de 111 kWh de capacidade (107 kWh úteis). Inicialmente o SUV está disponível com dois motores elétricos, um por eixo. Na sua versão mais potente Performance oferece 517 cv/370 kW e 910 Nm. Existe ainda uma versão base da mesma configuração dual-motor com 414 cv e 770 Nm. Para mais tarde, estão previstas versões com apenas um motor. A Volvo estima autonomia até 483 km (WLTP). A 250 kW, a bateria carrega de 10 a 80% em cerca de meia-hora. Anuncia uma velocidade máxima limitada a 180 km/h e 0-100 km/h em 4,9 segundos.

A Volvo juntou esforços com a Snapdragon para o grafismo do SUV. O EX90 conta com funções da Google, entre elas o Google Maps ou o Google Play, que podem ser comandados através de um ecrã de 14,5 polegadas. Existe ainda um sistema de conectividade 5G, que inclui serviços de streaming de música. De série é também a chave através do smartphone, que permite assim que o carro é aberto descarregar o perfil da pessoa, que inclui pré-definições da posição dos bancos, climatização, etc. O EX90 é o primeiro Volvo equipado com colunas do sistema Bowers & Wilkins integradas nos encostos de cabeça dos bancos.

Esteticamente, o EX90 é um modelo que mais parece uma evolução do atual XC90. Apesar disso, o SUV conta com um coeficiente aerodinâmico de 0,29. Tem 5037 mm de comprimento, um pouco mais face ao XC90, e 2818 kg. A bagageira tem 310 litros de capacidade a sete lugares, extensíveis a 665 litros com cinco e 1915 litros com as duas filas rebatidas. As jantes são de 22 polegadas e a suspensão pneumática é de fábrica.

As pré-encomendas estão disponíveis a partir do outono de 2023 e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2024. O SUV elétrico será produzido nos EUA, na fábrica de Ridgeville, na Carolina do Sul.

Deixe um comentário

*