Carro solar percorre mil km de seguida

Sunswift 7

Australiano Sunswift 7 rolou continuamente durante quase 12 horas.

A energia solar não tem sido das fontes mais exploradas no mundo automóvel. Contudo, há quem não desista de tentar testar os limites desta fonte inesgotável, como é o caso de um grupo de estudantes Sunswift da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, que acabou que conseguir rodar quase mil quilómetros apenas com recurso apenas à luz solar.

O modelo chama-se Sunswift 7 e o recorde (que não existe atualmente no Guinness Book) foi batido na pista de testes do Australian Automotive Research Center, em Geelong, no estado de Victoria. O Sunswift rolou a uma velocidade média de 84,17 km/h durante 11 horas, 53 minutos e 32 segundos – com cinco condutores diferentes. Ao longo do desafio, o carro parou duas vezes: uma por causa de um pneu furado e outra devido a problemas de software já na parte final (que obrigou a parar por 14 minutos e 52 segundos).

O Swunswift 7 conta com 4,6 m2 de painéis solares acoplados à carroçaria. O carro é feito em fibra de carbono e conta com uma bateria de iões de lítio com 38 kWh de capacidade. A velocidade máxima anunciada é de 140 km/h (embora no desafio não tenha passado dos 95 km/h).

A Sunswift aproveitou para anunciar que o passo seguinte será disputar o World Solar Challenge, que em 2023 ligará Darwin a Adelaide.

Deixe um comentário

*