RAM Revolution aponta para nova pick-up elétrica extensível

RAM Revolution BEV Concept

Protótipo antecipa o primeiro modelo “zero emissões” da marca norte-americana, a lançar em 2024.

A RAM apresentou o protótipo 1500 Revolution no CES, em Las Vegas (nos EUA). Este concept de uma pick-up elétrica “radical” pretende abrir caminho para um modelo de produção a lançar em 2024.

Este protótipo, feito com base na plataforma STLA Frame (de travessas e longarinas), traz algumas novidades, nomeadamente um head-up display de realidade aumentada, uma caixa de carga extensível e uma terceira fila com bancos escamoteáveis. O interior torna-se mais espaçoso com a ausência da consola central, com a remoção do pilar B e com o capot mais curto, graças à ausência do motor tradicional. Ao todo, é possível transportar objetos até 5,50 metros de comprimento através de uma passagem que vai desde o frunk dianteiro até à caixa de carga. O sistema propulsor é formato por uma dupla de motores elétricos, que enviam potência para duas ou quatro rodas. Estes são alimentados por uma bateria que suporta carregamentos rápidos, que possibilita obter até 160 km de autonomia em 10 minutos a 350 kW. O sistema de direção às quatro rodas permite articulação até 15 graus.

Visualmente, realce para a nova frente, com um logo animado e faróis em LED. Traz jantes de 24 polegadas com o centro iluminado e pneus de todo o terreno de 35 polegadas. Há ainda câmaras em substituição dos espelhos retrovisores.

Por dentro, realce para os dois ecrãs com um total de 28 polegadas, assim como para os sistemas de auxílio à condução, entre os quais se inclui um assistente virtual, um sistema de planeamento de viagens inteligente e um sistema de pré-configuração de acordo com o gosto de condutor, que altera a posição do banco, luzes, som e outras funções. Existe ainda uma visão panorâmica, graças a um conjunto de câmaras colocadas em redor da pick-up. Nota ainda para o modo “shadow” que permite seguir o condutor quando este caminha em frente à pick-up, para o sistema de condução autónoma de nível 3 e para o RAM Charger que não é mais do que um robot que permite ligar automaticamente o carro à tomada.

Deixe uma resposta

*