Peugeot 3008 e 5008 “mild hybrid” reduz consumos até 15%

Peugeot 3008 e 5008

Novas versões dos SUV trazem uma nova caixa de dupla embraiagem de seis velocidades na qual surge integrado um motor elétrico.

Enquanto não chega a nova geração de modelos, a Peugeot anunciou que vai lançar no segundo trimestre deste ano uma inédita variante híbrida da dupla 3008 e 5008. Estes SUV “mild hybrid” permitirão uma redução nos consumos até 15%, segundo o fabricante. O sistema consiste numa configuração de 48V que permite uma redução 2,5 l/100 km em ciclo urbano e 0,7 em ciclo misto. Em média, o corte no consumo é de 1/100 km (WLTP) e de 20 g/km no CO2.

O sistema adotado é um motor 1.2 de três cilindros turbo a gasolina com 134 cv às 5500 rpm e 230 Nm às 1750 rpm. O motor beneficia de um turbo de geometria variável, operando num ciclo Miller. O bloco surge acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades na qual surge integrado um motor elétrico, um inversor e a ECU. O motor elétrico traz 28 cv e 55 Nm adicionais – embora, o SUV recorra apenas à energia elétrica para compensar a necessidade de binário. Em situações de desaceleração, o motor opera como gerador para a bateria de 51 kWh de capacidade (posicionada debaixo do banco do condutor – uma solução que permitiu manter a capacidade da bagageira). A velocidades até 90 km/h, o motor a gasolina é desligado automaticamente, sempre que o condutor tirar o pé do acelerador. Em oposição, quando o pedal do acelerador é pressionado, o motor elétrico permite um “boost” adicional de 12 cv. Em modo elétrico e a circular até 30 km/h, o carro opera com um sistema sonoro para peões e ciclistas.

A nova versão “mild hybrid” vem substituir na gama o Puretech de 130 cv EAT8.

Deixe um comentário

*