Polestar 4 traz 544 cv

Polestar 4

SUV de formato coupé é o modelo de produção mais rápido da marca.

O Polestar 4 foi oficialmente apresentado no Salão de Xangai, na China. Este SUV de formato coupé posiciona-se em termos de preço e de dimensões entre a berlina Polestar 2 e o 3. O Polestar 4 adota elementos visuais do Precept concept e estará disponível na Europa a partir do início de 2024 em configuração com um e dois motores. A versão de topo, com dois motores, traz 544 cv e promete 0-100 km/h em 3,8 segundos – assumindo-se como o modelo de produção mais rápido de sempre da marca do grupo Geely. O alcance desta versão será de até 560 km (WLTP), segundo estimativas da Polestar. Existe ainda uma versão “long range” com apenas um motor a enviar 272 cv às rodas posteriores. Esta versão permite uma autonomia até 600 km. Ambas as versões contam com uma bateria de 102 kWh de capacidade e podem carregar até 200 kW numa tomada rápida ou 22 kW em corrente alternada. O 4 vem ainda equipado de fábrica com um sistema de carregamento bidirecional “vehicle-to-load” e com uma bomba de calor. Este crossover estreia uma função que permite ao condutor otimizar a condução de acordo com performance e a autonomia. Assim, se a prioridade for a eficiência, o carro consegue desligar o motor dianteiro e poupar energia. A versão mais equipada, com dois motores, conta com uma suspensão semiativa, tendo jantes de 20 a 22 polegadas, complementadas por pneus Pirelli ou Michelin. O Polestar 4 pesa entre 2232 e 2351 kg, dependendo da versão, distribuídos num proporção 50:50.

O 4, um potencial concorrente do Jaguar I-Pace, do Ford Mustang Mach E ou do Kia EV6, tem 4839 mm de comprimento, 2139 mm de largura, 1544 mm de altura e 2999 mm de distância entre eixos – valores que o aproximam de um Audi Q7. Além disso, dispõe de uma frente baixa e aerodinâmica, puxadores retráteis das portas e vidros sem molduras. Não há óculo traseiro e o tejadilho panorâmico em vidro é de fábrica. A nível de segurança destaque para os 9 airbags, 12 câmaras, radar e 12 sensores ultrassónicos. Por dentro, o condutor tem à sua frente um painel de instrumentos com 10,2 polegadas, um HUD de 14,7 polegadas, incluindo um modo “neve”, com texto a cores. Ao centro há um ecrã disposto ao alto com 15,4 polegadas a projetar um sistema de infotainment Android Automotive OS, que conta com Google Maps, Google Assistant e Google Play. Contempla ainda o Apple Carplay e um sistema de som Harman Kardon com 12 altifalantes. Com o Nappa Pack há dois altifalantes adicionais, além de revestimentos em couro Nappa e função de massagem e de ventilação nos bancos.

À parte existe ainda o Plus Pack (focado em tecnologia e conforto), o Plus Pro Pack (que acrescenta detalhes coloridos, um tejadilho em vidro eletrocromático e iluminação exterior). Por sua vez, ao versão de topo está disponível com o Performance Package que inclui afinações específicas do chassis Polestar Engineered, jantes de 22 polegadas, pinças de travão da Brembo, assim como apontamentos dourados nos travões, cintos de segurança e centro das jantes.

Deixe um comentário

*