Laffite lança três hipercarros elétricos com design Giugiaro

Trio Laffite

Nova start-up dedicada a elétricos traz um modelo de estrada, um de pista e um todo o terreno.

Fundada pelo sobrinho do ex-piloto de F1, Jacques Laffite (que teve passagens pela Ligier e pela Williams), a start-up Laffite Automibili deu-se a conhecer logo com um trio de hipercarros elétricos. A marca italiana encabeçada por Bruno Laffite e Pascal Cohen, desenvolveu estes modelos com a ajuda da GFG Style, uma empresa de design fundada por Giorgetto e Fabrizio Giugiaro.

Os modelos em questão são o LM1, o Barchetta e o Atrax. O primeiro, o LM1, é um protótipo ao estilo de Le Mans, que pode ser conduzido em estrada. O segundo, o Barchetta, um modelo de estrada de visual pouco comum. E o último, o Atrax, um SUv de formato coupé apto para aventuras fora de estrada. O fabricante pretende produzir entre 24 e 26 unidades de cada um destes modelos.

Os preços no caso do Atrax arrancam nos 1,53 milhões de euros. Este modelo com portas de abertura em borboleta, traz um monocoque em fibra de carbono e um volante típico de um F1. O SUV pode ser encomendado numa configuração estética mais agressiva ou Stradale. Estamos a falar de uma proposta com 1167 cv/858 kW e 2500 Nm. Com 2,2 toneladas de peso, anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 240 km/h. O Atrax tem uma configuração de 2+1 lugares. A bateria permite uma autonomia até 400 km. Graças a um sistema de carregamento rápido de 350 kW é possível encher de 10 a 80% em 22 minutos.

Por sua vez, o LM1 traz os mesmo 1167 cv, mas “apenas” 1600 Nm de binário máximo. O peso é de 1650 kg, o que possibilita projetar o carro de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos. Este modelo tem ainda espaço para bagagem e para um passageiro. O LM1 anuncia um alcance máximo de 410 km. Este desportivo conta com um sistema de patilhas no volante e um sistema de som que replica a sonoridade de alguns carros de competição históricos.

Finalmente, o Barchetta, o menos potente dos três, fica-se pelos 586 cv/430 kW e 990 Nm. Ainda assim, anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos. A autonomia fica-se também pelos 390 km. Este modelo destaca-se pelo design típico de um protótipo, com cockpit em dupla bolha ou de apenas uma na versão coupé.

O trio da Laffite Automobili fará a sua estreia no G.P. de Miami de F1 já este fim de semana. O Atrax será o primeiro a chegar ao mercado, com entregas previstas para março de 2024.

Deixe um comentário

*