Caterham revela protótipo elétrico com 700 kg

Caterham Seven Electric Concept

Seven elétrico com 243 cv poderá abrir caminho para um modelo de produção.

A Caterham revelou dois protótipos do Seven, que farão a sua estreia ao público no Goodwood Festival of Speed a 12 de julho. Esta dupla foi preparada pela Swindon Powertrain, especialista na construção de motores para o BTCC.

O objetivo destes Caterham elétricos é manter a leveza e maneabilidade dos modelos a combustão, mas também as prestações. Assim, o elétrico deverá conseguir cumprir 0-100 km/h em cerca de 4 segundos, sendo que no caso da atual versão de topo Seven 485, de 240 cv, a mesma aceleração é cumprida em 3,4 segundos. Estes novos Seven “zero emissões” trazem uma bateria de 50,8 kW (38 dos quais utilizáveis), colocada no lugar habitualmente ocupado pelo motor a combustão e pela transmissão, suficiente para rodar em pista por 20 minutos e carregar na totalidade a 150 kW em 15 minutos. A arquitetura elétrica é de 400V.

Por sua vez, na bagageira foi encaixado um motor elétrico “transaxle” de 243 cv e um diferencial autoblocante – o que obrigará a ter na suspensão traseira um eixo de Dion, uma solução mais compacta comparativamente com uma suspensão independente como a que é utilizada no Seven CSR. A carroçaria destes protótipos é “alargada”, a mesma utilizada na geração mais recente do Seven. Ao todo estes protótipos, que não trazem carregador de bordo, pesam 701 kg, mais 75 kg face ao Seven 485 – o que permite ter o carro elétrico de produção mais leve do mundo. A bateria prolonga-se pelo túnel da transmissão, o que possibilita manter a distribuição de pesos muito aproximada do carro a gasolina.

Deixe um comentário

*