Novo Fiat Topolino é um “badge engineering” do Citroën Ami

Fiat Topolino

Apontando a um público mais jovem, o quadriciclo elétrico inspira-se no 500 original.

No mercado entre 1936 e 1955, o 500 original (também conhecido como Topolino) é um dos citadinos mais emblemáticos da Fiat. Agora, esta designação está de volta, num modelo que é um “badge engineering” do Citroën Ami.

O novo Fiat Topolino é, portanto, um quadriciclo elétrico de pequenas dimensões, concebido apenas para a cidade, apontado a um público mais jovem. Visualmente, há uma tentativa de colagem ao 500, sobretudo na secção dianteira (com dois faróis redondos maiores e dois outros mais pequenos logo abaixo para os “piscas”), embora seja difícil disfarçar as parecenças com o “irmão” francês (que também já tinha dado origem ao Opel Rocks-e, disponível apenas nalguns mercados). O novo Topolino agora revelado não tem portas, o que significa que poderemos estar perante uma variante “de praia” similar à do Citroën My Ami Buggy. A isso, o pequeno elétrico inclui um tejadilho em tecido retrátil pintado de castanho, ao estilo do Topolino original. O interior é em couro castanho.

Este que será o quarto modelo “zero emissões” da Fiat, depois do 500, do e-Doblo e do E-Ulysse, deverá utilizar o mesmo motor do Ami, com 8 cv/6 kW. Este deverá ser alimentado por uma bateria de 5,5 kWh de capacidade que lhe confere até 75 km de alcance. A velocidade máxima é limitada a 45 km/h. O quadriciclo pode ser conduzido a partir dos 16 anos.

Deixe um comentário

*