Pininfarina revela barchetta elétrica B95

Automobili Pininfarina B95

Novo speedster traz os mesmos 1900 cv do Battista.

A Automobili Pininfarina desvendou na Monterey Car Week o B95, um elétrico “drop-top”. Descrito pela marca como sendo a primeira híper barchetta elétrica do mundo, este modelo limitado a 10 unidades partilha muitos elementos com o coupé Battista – a começar pelo sistema propulsor, o sistema de vectorização de binário às quatro rodas e a monocoque em fibra de carbono. O preço começa nos 4,4 milhões de euros.

Neste B95, o B refere-se a Barchetta e o 95 aos 95 anos da Pininfarina – que, na verdade, só serão comemorados em 2025, aquando das primeiras entregas deste modelo. Apesar de possui um já conhecido sistema formado por quatro motores elétricos, um por roda, este B95 conta com uma afinação específica, com 1900 cv e 1355 Nm. Este sistema é alimentado por uma bateria com 120 kWh de capacidade. Anuncia 0-100 km/h em menos de 2 segundos e uma velocidade máxima de 300 km/h. As baterias arrefecidas a líquido carregam até 270 kW, possibilitando encher de 20 a 80% em 25 minutos. Este modelo possui cinco modos de condução que permitem tirar partido do sistema de vectorização de binário: Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere.

Mais do que simplesmente um Battista sem tejadilho, este speedster tenta misturar elementos clássicos com futuristas. Este modelo de dois lugares não tem para-brisas e conta com uma componente aerodinâmica ajustável eletricamente, cujo design é inspirado nos aviões a jato vintage. É possível personalizar o modelo até ao pormenor mais ínfimo, quer por dentro quer por fora, incluindo uma placa em alumínio gravada a laser na porta. O modelo nas fotos vem pintado no tom Bronzo Superga metalizado com detalhes em Giallo Arneis. São utilizados elementos em fibra de carbono no lábio dianteiro, painéis laterais por baixo das portas e na asa traseira. A isso juntam-se jantes em alumínio forjado de 20 polegadas à frente e 21 atrás com acabamento em preto mate e com pinças em Giallo Arneis.

Por sua vez, o interior dispõe de revestimentos em couro Tan Sustainable Luxury pespontado e alumínio anodizado escovado em preto. Os bancos, muito similares aos do Pura Vision, com detalhes em alumínio, são inspirados nos clássicos de competição. Os encostos de cabeça têm acabamento Pied de Poule Houndsooth Luxury Textile. Em todo o interior, os pespontos são em preto e em tom acastanhado.

Deixe um comentário

*