Audi renova Q8 e SQ8

Audi SQ8 facelift

SUV de topo beneficia de melhorias tecnológicas, aumento da qualidade apercebida e um exterior simplificado.

Cinco anos após o seu lançamento, a Audi decidiu atualizar o Q8 e o SQ8 – um modelo que estará disponível para encomenda a partir do final deste mês. A começar pelo capítulo estético, o SUV beneficia de uma nova grelha com elementos octogonais. Retocadas foram também as entradas de ar. A diferença mais evidente prende-se com os novos faróis. Este são compostos por LED de alta intensidade, com opção em LED Matrix ou HD Matrix LED com máximos em laser capazes de se ligarem automaticamente até a velocidades até 70 km/h. Além disso, esses faróis são configuráveis, tendo quatro assinaturas diferentes, de acordo com o modo de condução acionado. Atrás, realce para os farolins com tecnologia OLED similares aos do A8 e do Q5. Estes projetam a habitual sequência de boas-vindas e de “piscas” dinâmicos.  Além do mais, quando há um carro que se aproxima em cerca de 2 metros, todos os 61 elementos em OLED são ativados automaticamente, de modo a tornar o carro mais visível. O facelift inclui ainda três novas cores exteriores metalizadas (Chili Red, Ascari Blue e Sakhir Gold), assim como também cinco novos desenhos de jantes que vão de 21 a 23 polegadas. Nota ainda para o novo sistema de escape que promete um som mais “rouco”.

Por dentro, há nove ambientes diferentes e novas opções de revestimentos. A isso junta decorações como “cinzas de grão fino”, “sarja de carbono” e “alumínio linear cinzento prateado”.

A gama será formada pela versão 55 TFSI com motor 3.0 de seis cilindros turbo a gasolina com 340 cv e 500 Nm, permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, estando eletronicamente limitado a 250 km/h. Há ainda duas opções Diesel, ambas com o motor 3.0 de seis cilindros turbo: o 45 TDI com 232 cv e 500 Nm (capaz de 0-100 km/h em 7,1 segundos e de 226 km/h de velocidade máxima) e o 50 TDI com 286 cv e 600 Nm (0-100 km/h em 6,1 segundos e 241 km/h). No topo da gama mantem-se o SQ8 com um V8 4.0 biturbo (equipado com um sistema de desativação de cilindros) a debitar 507 cv e 770 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 4,1 segundos e tem uma velocidade máxima de 250 km/h. Esta versão desportiva traz de fábrica jantes de 21 polegadas com pneus de medida 285/45, podendo passar a 22 ou 23 polegadas, em opção – esta última com uns novos pneus de 285/35. Os travões têm discos de 400 mm à frente e de 350 mm atrás, com pinças em vermelho ou preto. Todas as versões têm tração integral quattro e operam com uma caixa de dupla embraiagem Tiptronic de oito velocidades (com passagens de caixas mais rápidas no SQ8). Espera-se ainda uma renovação do RS Q8 para mais tarde.

Deixe um comentário

*