Segunda geração do SUV de referência da marca checa terá como principal novidade uma versão híbrida plug-in.
A Skoda mostrou um conjunto de “sketches” referentes à segunda geração do Kodiaq, o seu SUV de referência que estreará oficialmente a 4 de outubro. As imagens mostram um mais design evolutivo, com a continuidade dos faróis duplos. O novo modelo, que terá opção de cinco e sete lugares, surge aqui com dois farolins diferentes – ambos com a habitual assinatura em forma de C (uns mais salientes no carro amarelo e outros com uma barra a percorrer toda a largura no carro prateado). Resta saber qual será o que chegará ao modelo final.
Segundo a marca checa, o novo modelo terá mais 61 mm mais comprido, embora mantenha os 2791 mm de distância entre eixos. A versão de cinco lugares terá mais 75 litros de espaço na bagageira, que agora atinge os 910 litros, com o rebatimento da segunda fila. Já o modelo para sete tem oferece um máximo de 845 litros de máximo. Existe ainda mais espaço em altura para os ocupantes das filas posteriores, comparativamente com o modelo anterior.
O interior final já era conhecido e representa uma evolução mais significativa face ao exterior. Destaca-se o painel de instrumentos com 10,25 polegadas, o ecrã de infotainment com 13 polegadas, além do painel Smart Dials de 1,25” disposto na diagonal – um conjunto de ecrãs configuráveis com várias funções.
A nível de motores, o modelo de base MQB Evo manterá os motores a gasolina 1.5 TSI “mild hybrid” de 150 cv (mais refinado) e 2.0 TSI de 204 cv e o Diesel 2.0 TDI de 150 e 190 cv, todos com caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. A principal novidade chegará, entanto, no versão de 2024 sob a forma de um híbrido plug-in com base num motor 1.5 TSI acoplado a uma caixa DSG de seis relações e com uma bateria de 26 kWh que permitirá um alcance em modo elétrico na ordem dos 100 km. Dependendo do motor, existirão versões 4×2 e 4×4 deste novo Kodiaq.