Protótipo antecipa nova geração do Suzuki Swift

Suzuki Swift Concept

Com mais foco na eficiência e no prazer de condução, a quarta encarnação do utilitário será lançada no próximo ano.

A Suzuki mostrou a primeira imagem do Swift Concept que apresentará a 25 de outubro no Japan Mobility Show. Este estudo próximo da produção abre caminho para a quarta geração que será lançada no início de 2024.

O utilitário mantem a silhueta habitual, mas traz algumas novidades do ponto de vista estético, nomeadamente puxadores das portas traseiras no lugar convencional em vez de no pilar C. Além disso, dispõe de um vidro diferente nas mesmas portas traseiras, assim como uma nova linha de cintura pronunciada que se prolonga da dianteira até à parte posterior. Nota também para o dístico Hybrid no vão dianteiro e para a câmara instalada na zona inferior dos espelhos retrovisores laterais. Visto de frente este novo Swift parece mais um facelift do que propriamente uma nova geração, com uma grelha mais pequena, na qual foi instalada uma câmara por baixo e um sensor de radar por cima. Além disso, o símbolo da Suzuki passou da grelha para o para-choques. O capot parece assumir um formato mais arredondado e os faróis foram redesenhados. Apesar de a imagem não mostrar, esperam-se também farolins mais amplos, que se estendem pela tampa da mala. Além do mais, o novo modelo manterá a luz por baixo da placa de matrícula, assim como os refletores horizontais vermelhos nas partes laterais dos para-choques traseiros.

Este concept terá volante à direita, mas já foram avistados protótipos com volante à esquerda em testes na Europa – território no qual o Swift tem continuidade garantida para esta próxima encarnação. Imagens espia captadas do interior mostram que o utilitário terá um ecrã tátil maior no qual será possível espelhar o smartphone, mantendo um painel de instrumentos analógico. Existirão ainda menos botões no tablier, ficando de fora, por exemplo, o comando rotativo para a climatização. Entre o equipamento de segurança está confirmado o sistema de apoio à travagem com base em dois sensores, os máximos automáticos adaptativos e o sistema de monitorização da condução. Estima-se que apesar da caixa automática estar garantida, haverá também uma opção de caixa manual de cinco velocidades.

Segundo a marca nipónica, o novo Swift foi desenvolvido com vista a melhorar a envolvência na condução, além de visar o registo de melhores consumos comparativamente com o antecessor. Mais: o próprio processo de construção promete ser mais sustentável. Espera-se que o novo modelo conte com uma nova versão do motor 1.2 de quatro cilindros “mild hybrid” de 12V a debitar 83 cv. Já o Swift Sport contará com um atualizado 1.4 “mild hybrid” de 48V.

Deixe um comentário

*