Jaguar diz adeus a desportivos térmicos com F-Type especial

Jaguar F-Type ZP Edition

Inspirado nos E-Type de competição, o ZP Edition marca a despedida do modelo de motor V8.

A Jaguar vai colocar um ponto final a 75 anos de desportivos a combustão com uma edição limitada do F-Type. Com a designação Type ZP, este edição cuja produção é limitada a 150 unidades (entre o formato coupé e cabrio) inspira-se nos dois E-Type “Project ZP” que correram em Le Mans na década de 1960.

Estas edições especiais contam com um motor V8 5.0 com compressor, com opção de 450 e 575 cv. Ambos os modelos de tração traseira contam com uma caixa automática de oito velocidades da ZF. Este motor, juntamente com o 2.0 de quatro cilindros de 300 cv que ainda está disponível na gama convencional do F-Type sairão de cena no próximo ano. A Jaguar pretende dedicar-se em exclusivo a partir de 2025 à produção de modelos elétricos. Além do fim da linha do F-Type, a marca britânica retirará no catálogo o XE, o XF, o E-Pace e o F-Pace.

Visualmente, o ZP distingue-se pela rodela em branco pintada manualmente em cada uma das portas, assim como pela cor exterior influenciada pelos já referidos modelos de competição que correram em Le Mans. Entre os esquemas de cores incluem-se um azul brilhante com revestimentos em couro vermelho e preto, mas também um cinzento brilhante com revestimentos em couro azul e castanho. Ambos trazem um contorno da grelha em branco brilhante, com pinças de travão e detalhes exteriores em preto brilhante. Existem ainda logos ZP Edition em frente aos arcos das rodas dianteiras. As jantes são forjadas de 20 polegadas e com corte diamantado, há um tablier em preto brilhante e uma placa “One of 150” identificativa desta edição com selo da SV Bespoke.

Deixe um comentário

*