Protótipo antecipa crossover elétrico de acesso da Toyota

Toyota Urban SUV Concept

Urban SUV será lançado na primeira metade de 2024 com opção 4×4.

A Toyota revelou o Urban SUV concept, em jeito de antecipação de um novo crossover de acesso à gama que estará à venda na Europa na primeira metade de 2024. Este novo modelo do segmento B, que coexistirá no catálogo com o C-HR, tem 4300 mm de comprimento, 1820 mm de largura e 1620 mm de altura – o que significa que é ligeiramente mais curto e mais estreito, embora ligeiramente mais alto que o híbrido. Este Urban SUV terá versões com um ou dois motores, ou seja, com tração dianteira ou integral. À disposição estarão ainda dois tamanhos de bateria, embora ainda não se saiba para já a sua capacidade. A autonomia máxima deverá rondar os 400 km.

Esta nova proposta evoluirá a partir de uma nova plataforma específica para modelos “zero emissões”, derivada da e-TNGA, e o seu estilo segue a mesma linha da família bZ. Embora seja apelidado de um protótipo, o modelo agora apresentado em Bruxelas, na Bélgica, não deverá sofrer muitas alterações até chegar à produção. Uma das mudanças será a troca das câmaras por espelhos retrovisores convencionais. Este será o elétrico mais barato da Toyota em solo europeu e pretende medir forças com propostas como o Jeep Avenger ou o Mini Aceman.

Este será um dos 15 modelos elétricos que a Toyota quer ter à venda na Europa até 2026 – incluindo comerciais. Nessa altura, a marca estima que os elétricos representarão mais de 250 mil carros por ano, o equivalente a mais 20% das suas vendas.

Deixe um comentário

*