Renovado Audi S3 é mais potente que o VW Golf R

Audi S3 Limousine

Desportivo germânico recebe o sistema de vectorização de binário do RS3.

Um mês depois da atualização da gama A3, a Audi mostrou o facelift da dupla S3 Sedan e S3 Sportback que estará disponível para compra ainda no decorrer deste trimestre. A principal novidade é o aumento de potência, acompanhado de melhoria da capacidade dinâmica, com “cheirinho” do RS3.

Este renovado S3 beneficia, em primeiro lugar, de um aumento de 23 cv e 20 Nm do motor 2.0 TFSI de quatro cilindros turbo a gasolina, passando assim a debitar 333 cv e 420 Nm – mais 13 cv que o VW Golf R. Graças a isso, o desportivo passa a conseguir efetuar o “sprint” de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, tendo a velocidade máxima limitada a 250 km/h. A acompanhar, segundo o fabricante, o turbo mantem um rotação constante a baixas e médias velocidades, o que permite melhorar a performance. Além disso, também foram efetuadas mudanças na caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades, de modo a reduzir o tempo entre passagens de relação em situações de máxima aceleração. Por fim, este facelift traz a jogo o mesmo sistema de vectorização de binário do RS3, que possibilita uma distribuição de binário entre as rodas traseiras. O S3 passa a contar com seis modos de condução, incluindo um Dynamic Plus, que força o envio do máximo de binário possível para o eixo posterior, mais concretamente para a roda posicionada na parte exterior da curva. Este modo aumenta ainda a capacidade de resposta do pedal do acelerador. A atualização do S3 beneficia de rolamentos mais rígidos nos braços e nos pivots da suspensão e de uma direção progressiva otimizada e, além do mais, a suspensão desportiva S passa a constar entre o equipamento de série, baixando em 15 mm a altura ao solo em comparação com o A3. O controlo de binário seletivo das rodas para travar as rodas no interior de uma curva também foi otimizado para este modelo e, para além disso, há discos de travão maiores, com 357 mm, à frente, acompanhados com pinças de dois êmbolos.

Visualmente, há uma nova grelha “singleframe”, faróis LED e LED Matrix redesenhados e luzes diurnas configuráveis. Por dentro, realce para o novo comando da caixa, novas saídas de ventilação, luz ambiente e novos painéis retroiluminados forrados em tecido nas portas da frente. O S3 distingue-se pelo forro do tejadilho em preto, pedais em aço inoxidável, decorações em alumínio, bancos desportivos e apontamentos em fibra de carbono.

Deixe um comentário

*