Este é o último exemplar do Jaguar F-Type

Jaguar F-Type

Unidade com o número 87.731 fará parte da Heritage Collection da marca britânica.

A Jaguar encerrou o ciclo de produção do F-Type. E, em vez de vender a derradeira unidade a colecionador privado, a marca britânica anunciou que o desportivo será integrado na sua Heritage Collection. O último exemplar, a unidade número 87.731 (desde 2013), é um V8 Convertible pintado na cor Giola Green, com tejadilho em preto e revestimentos em couro Tan Windsor. Este carro estará em exposição em eventos especiais durante este ano.

Curiosamente, este derradeiro F-Type tem a mesma configuração que o último E-Type, outro modelo emblemático da Jaguar que foi descontinuado há precisamente meio século.

Além da versão cabrio, o F-Type esteve à venda na configuração coupé, com opções de motor V6 e V8 com compressor. Apesar do fim da produção em Castle Bromwich, o carro continuará em catálogo até ao início de 2025.

O F-Type não terá um substituto direto, uma vez que o foco da marca inglesa serão os elétricos. A próxima aposta será um modelo totalmente novo, sob a forma de um gran tourer de quatro portas, feito a partir da nova plataforma Jaguar Electric Architecture. Este modelo de luxo, que segundo o designer Gerry McGovern misturará elementos do E-Type e do XJS, estreará, ao que tudo indica, ainda este ano e custará cerca de 148 mil euros. Prevê-se que tenha tração integral (um motor por eixo) e mais de 583 cv, a que juntará cerca de 692 km de alcance. Seguir-se-á um SUV ao estilo do Bentley Bentayga e um berlina de grandes dimensões na linha do XJ.

Com o fim do F-Type, do XE e do XF, a Jaguar dedica-se neste momento apenas a SUV: o F-Pace feito em Solihull, o E-Pace e o I-Pace feitos em Graz, na Áustria. Todos eles serão descontinuados em 2025.

Deixe um comentário

*