Novo RS Q8 é o Audi de produção mais potente de sempre

Audi RS Q8 e RS Q8 Performance

Versão de referência da gama Performance tem 640 cv e anuncia 0-100 km/h em 3,6 segundos.

Cerca de nove meses após a renovação da gama Q8, a Audi mostrou as duas novas referências da gama, com um cheirinho desportivo que estarão disponíveis para encomenda a partir deste mês: o RS Q8 e o RS Q8 Performance. Esta última torna-se automaticamente não só no carro a combustão da marca de Ingolstadt, mas em simultâneo o modelo térmico de produção em série mais potente da história da Audi. A cereja em cima do bolo é o facto de esta versão Performance ter batido o recorde em Nürburgring, com uma volta ao circuito em 7 minutos e 36,698 segundos.

As duas versões referidas contam com os préstimos do mesmo motor V8 4.0 biturbo. A versão base RS Q8 tem 600 cv e 800 Nm entre as 2200 e as 4500 rpm. Anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Por sua vez, o RS Q8 Performance eleva a potência a 640 cv e 850 Nm, conseguindo fazer 0-100 km/h em 3,6 segundos e chegar aos 280 km/h de máxima. As mudanças no motor surgem acompanhadas de um escape específico com um som mais “rouco”. O motor é acompanhado de uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades e de um sistema de tração integral permanente Quattro. Ambos os modelos trazem um diferencial central mecânico e dispõem de uma suspensão pneumática adaptativa que permite aumentar até 90 mm em altura. A dupla traz em complemento um sistema estabilizador eletromecânico ativo, composto por dois motores elétricos, que reduz o rolamento lateral da carroçaria. Adicionalmente, os RS Q8 trazem de fábrica um sistema de quatro rodas direcionais.

A Audi incluiu no modelo base uns discos de travão com 420 mm e pinças de 10 êmbolos à frente e discos de 370 mm atrás. Já no Performance a aposta foi em discos carbocerâmicos de 440 mm à frente e de 370 mm atrás. O Performance inclui em exclusivo jantes de 23 polegadas, 20 kg mais leves que as de 22” de série. Do ponto de vista estético, os dois modelos distinguem-se pelas novas opções de pinturas metalizadas Sakhir Gold, Ascari Blue e Chili Red. O RS Q8 traz elementos em preto brilhante, nomeadamente as capas dos espelhos, o lábio dianteiro, molduras das janelas e o difusor traseiro. Por sua vez, o Performance recebe capas dos espelhos e o spoiler dianteiro em carbono mate, complementado pelo difusor traseiro em cinzento mate. Por dentro, é possível escolher entre três packs RS em vermelho, cinza e azul, todos com o volante forrado a Alcantara, consola central em microfibra Dinamica e bancos desportivos perfurados.

Deixe um comentário

*