TWR Supercat é um Jaguar XJS renascido

TWR Supercat

“Restomod” inspirado na competição conta com um motor V12 a debitar mais de 600 cv.

Os britânicos da TWR (Tom Walkinshaw Racing) estreiam-se em grande estilo nesta sua “segunda vida” com o Supercat. Trata-se de um “restomod” com motor V12 inspirado no clássico Jaguar XJS e que conta com inúmeras mudanças mecânicas e visuais, o que lhe permite melhorar a performance quer em estrada quer em pista.

Para começar o Supercat tem um exterior concebido pelo designer Khylzyl Saleem em colaboração com Magnus Walker, que integrou recentemente o departamento de desenvolvimento da TWR. Esta nova roupagem “widebody” com painéis em fibra de carbono permitiu conferir ao XJS um aspeto próximo de carro de corridas, graças aos apêndices aerodinâmicos e às jantes em forma de disco. A isso foram acrescentados para-lamas em alargados de formato quadrado integrados no resto da carroçaria, além de um spoiler traseiro estilo “ducktail”. O formato da ligação entre o tejadilho e a traseira manteve-se fiel ao do XJS, cujo desenho foi assinado por Malcom Sayer. Entre as novidades juntam-se os faróis modernos em LED, um lábio dianteiro sobredimensionado, o difusor traseiro de grande formato e as ponteiras de escape nas laterais.

O interior do Supercat ainda permanece no “segredo dos deuses”, embora prometa seguir o espírito do exterior. Esperam-se bancos acolchoados com maior apoio lombar e a utilização de materiais leves.

Apesar de não especificado muito acerca das caraterísticas técnicas do carro, a TWR diz que debaixo do capot ventilado está um V12 com compressor a debitar mais de 600 cv – representando um aumento significativo de potência face ao modelo de estrada que lhe serve de base (em produção entre 1975 e 1996). O motor será acoplado a uma caixa manual e enviar a potência para o eixo traseiro. A acompanhar o aumento de potência, o “restomod” (que conta já com três anos de desenvolvimento) contará com alterações ao nível do chassis, prometendo uma experiência de condução envolvente e “analógica”.

Limitado a 88 unidades (número alusivo à vitória  em Le Mans do TWR Jaguar XJR-9 na edição de 1988), o Supercat tem preços a arrancarem nos 263 mil euros (antes de impostos). Este “super GT” será mostrado na íntegra no verão, mas as encomendas já estão abertas. As entregas começarão no último trimestre deste ano. Além do Reino Unido, o carro estará disponível nos principais mercados mundiais.

Deixe um comentário

*