Evoluto utiliza carroçaria em fibra de carbono e retoques estéticos de Ian Callum.
A Evoluto Automobili reimaginou um ícone dos anos 1990, o Ferrari F355. Concebido para ser o “epíteto da experiência de condução analógica”, este restomod feito no Reino Unido conta com uma carroçaria em fibra de carbono desenhada pela Callum Designs (de Ian Callum). Existem algumas diferenças estéticas a assinalar face ao modelo original, nomeadamente uma nova frente, com entradas de ar maiores e um “splitter” moderno. A isso junta um conjunto de faróis e luzes diurnas escamoteáveis em LED. Mais atrás, realce para os novos espelhos e puxadores, mas também para os farolins mais modernos. Sem entrar em muitos detalhes, a Evoluto diz ainda que igualmente o interior é todo novo e personalizável ao gosto do cliente. Nas imagens é possível ver um cockpit modernizado, com decorações em fibra de carbono e aplicações metalizadas, mas também revestimentos em couro e microfibra.
O motor V8 3.5 de cambota plana foi alvo de alterações, recebendo mais de 200 componentes novos ou redesenhados. Entre eles está uma nova ECU, um novo sistema de ignição “coil-on-plug”, válvulas de admissão maiores e elevadores de came maciços acoplados a uma árvore de cames de admissão feita por medida. A isso junta-se um novo escape em titânio e um veio moderno, que reduz as vibrações e promete maior fiabilidade. Ao todo o motor debita 426 cv, mais 47 cv que o original. O bloco surge acoplado a uma caixa manual de seis velocidades reconfigurada. O chassis também foi retrabalhado em concordância, tendo sido reforçado, com a promessa de um aumento de rigidez torcional de 23%. O carro vem equipado com jantes forjadas de 19 polegadas específicas, com pneus Michelin Pilot Sport 4S. A apoiar traz um sistema de travagem da Brembo, com pinças de quatro e seis êmbolos, com partilhas e desenho atualizados. Em opção, é possível encaixar travões carbocerâmicos. Por fim, o restomod recebeu nova cablagem e uma nova arquitetura eletrónica, para melhorar a performance e fiabilidade.
Este novo F355 tem uma produção limitada a 55 unidades. O preço não foi revelado. A apresentação oficial acontecerá no Monterey Car Week, no próximo mês.