Apesar de prescindir do motor W12 em detrimento de um V8 eletrificado, este é o modelo estrada mais rápido e potente de sempre do emblema de Crewe.
A Bentley apresentou a quarta geração do Continental GT e do GTC na versão de referência Speed. Além de mais tecnológico, o novo modelo recebe um aumento substancial de potência graças à troca do motor W12 por um sistema híbrido plug-in de base V8. Visualmente, o novo Continental GT recebe faróis em LED matrix maiores e mais simples que os antigos quadripartidos e uma grelha maior – elementos que o aproximam do mais exclusivo Batur. A isso junta uns farolins alongados com LED a imitar uma joia. O resto da carroçaria mantem as proporções caraterísticas do GT lançado originalmente em 2003, com linhas de estilo típicas e um aspeto musculado. Por sua vez no interior há pouco a assinalar, embora o modelo tenha sido alvo de melhorias no isolamento sonoro, acrescentando também uma nova arquitetura elétrica, novas ajudas à condução e um novo sistema de infotainment compatível com conectividade wireless e atualizações over the air. Mantem ainda o sistema operativo com comando rotativo e ecrã de 12,3 polegadas. Destaque ainda para os revestimentos acolchoados, para os bancos com 20 níveis de ajustamento e para os três sistemas de com à disposição (cuja referência é um Naim com 18 altifalantes e 2200 Watts). É possível aceder a um leque quase infinito de personalização através do programa Mulliner.
Debaixo do capot está um novo sistema Ultra Performance Hybrid com 782 cv e 1000 Nm – o que faz deste Continental GT Speed o Bentley mais potente de sempre. O sistema junta os préstimos de um motor V8 4.4 biturbo com 600 cv e um motor elétrico de 190 cv – num sistema similar ao do Porsche Panamera Turbo E-Hybrid, embora ainda mais potente. A bateria de 25,9 kWh de capacidade encaixada atrás do eixo posterior (possibilitando uma distribuição de peso 50:50), permitindo percorrer até 81 km em modo elétrico. Já a autonomia total do conjunto chega aos 859 km, segundo a marca britânica. Numa tomada de 11 kW é possível carregar a bateria em 2h45. O novo modelo traz um sistema de tração integral com vectorização de binário e um diferencial autoblocante eletrónico traseiro. A isso junta um sistema Bentley Performance Active Chassis mais sofisticado que inclui um sistema de 48V de estabilização ativa em caso de rolamento, uma suspensão pneumática adaptativa de válvulas duplas, um ESC de nova geração e quatro rodas direcionais. O objetivo é melhorar o conforto e controlo da carroçaria face ao antecessor, mas também a performance. É possível optar por discos de travão ventilados em aço ou por travões de carboneto de silício. Ambos utilizam pinças de dez êmbolos à frente e de quatro atrás. Apesar dos 192 kg a mais face ao antecessor, este GT Speed anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos (0,4 seg. a menos do que antes) e 335 km/h velocidade máxima. Já o GTC Speed anuncia 3,4 segundos e 285 km/h de máxima.
As entregas do novo modelo começarão no terceiro quadrimestre deste ano.