RS e-tron GT Performance é o Audi mais potente de sempre

Renovada gama Audi e-tron GT

Renovado modelo elétrico anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.

A Audi lançou o e-tron GT e o RS e-tron GT em 2021, mas agora é a vez da sua atualização. E com essa mesma renovação da gama chegou um novo modelo de referência, o RS Performance. Em primeiro lugar, a nova família e-tron GT traz uma bateria de 97 kWh em vez de 84 kWh, que apesar do aumento de capacidade é 9 kg mais leve. A isso junta um sistema de travagem regenerativa melhorado, que aumentou de 290 para 400 kW a capacidade de recuperação, além de ser ajustável através de patilhas no volante. O novo modelo anuncia um alcance máximo até 609 km. Os carregamentos variam entre 270 e 320 kW, dependendo da versão, o que possibilita obter entre 10 e 80% da carga em 18 minutos, o equivalente a 280 km de autonomia com apenas 10 minutos de “encosto”. As melhorias na bateria permitiram igualmente manter a velocidade do carregamento acima dos 280 kW por mais tempo, comparativamente com o antecessor. Adicionalmente, é possível arrefecer ou aquecer a bateria, nos carregamentos rápidos.

Há também novidades nos motores do e-tron GT. O modelo base, o S e-tron GT, traz uma dupla de propulsores a debitarem 500 kW/679 cv (mais do que o antigo RS e-tron GT), enquanto o RS e-tron GT, subiu para 630 kW/856 cv (mais 210 cv do que antes). No topo fica o Audi mais potente de sempre, o RS e-tron GT GT Performance de 680 kW/925 cv. Com estes valores, o S e-tron GT consegue melhorar em 0,1 segundos as acelerações de 0 a 100 km/h face ao antigo RS e-tron GT, agora cumpridas em 3,4 segundos. Por sua vez, o novo RS e-tron GT cumpre a mesma tarefa em 2,8 seg. e o novíssimo GT Performance em 2,5 segundos. A velocidade máxima do modelo base é limitada a 245 km/h e a dos RS a 250 km/h. A Audi apostou também em novos travões, com o S e-tron GT a trazer de fábrica discos em aço e os RS a incluírem discos revestidos de carboneto de tungsténio de série. Todos têm opção de discos carbocerâmicos com pinças de 10 êmbolos à frente. Outra alteração importante consiste na inclusão de uma suspensão pneumática de fábrica, com opção de suspensão ativa. A nova configuração permite ajustar a altura ao solo, além de conseguir manter o carro quase na horizontal, durante as várias situações de condução, de acordo com o fabricante. Existe ainda opção de quatro rodas direcionais.

Por dentro, a família e-tron GT passa a incluir novos bancos, um novo volante, além de teto panorâmico em vidro opcional que pode ficar opaco com um simples toque de um botão. O virtual cockpit foi atualizado e há novas decorações, incluindo aplicações em madeira, microfibra Dinamica e 18 níveis de ajustamento nos bancos.

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