Mercedes vai substituir EQS por Classe S elétrico

Todas as gerações do Classe S

Nova geração da berlina só chegará na próxima década, mas já em 2025 e 2026 haverá lugar a um restyling da versão elétrica e térmica, respetivamente.

A Mercedes-Benz vai unificar o EQS e o Classe S num único modelo, o que significa que a oitava geração da berlina terá opções de motor a gasolina e elétrico. Antes do próximo modelo, a lançar em 2030, está previsto um facelift significativo do EQS e do Classe S, para 2025 e 2026, respetivamente. A confirmação desta junção do futuro Classe S com o EQS foi dada pelo CEO da marca germânica, Ola Kallenius, que adiantou que ambos terão um design e interior similares, embora, quase de certeza, utilizando plataformas diferenciadas.

Apesar dos rumores que a base MB.EA Large tenha sido cancelada, Kallenius diz que esta continua de pé. E, segundo a Autocar, esta será base do futuro Classe S elétrico. Por sua vez, o Classe S a combustão evoluirá a partir de uma versão atualizada da plataforma MRA.

Uma fonte da marca de Estugarda avançar que além desta fusão S/EQS, está na calha uma estratégia semelhante em relação à dupla Classe E/EQE.

Estas decisões prende-se com a prestação comercial abaixo das expectativas por parte dos elétricos EQ. Agora, a Mercedes espera que os seus modelos “zero emissões” representem 50% das vendas até 2030 e não até 2025 como inicialmente tinha estimado. Kallenium disse ainda que o fabricante investirá mais em motores a combustão, mantendo carros equipados com este tipo de motorização por mais tempo do que foi vaticinado. Recorde-se que as vendas fracas do Classe S e do EQS obrigaram recentemente a Mercedes a suspender a produção em Sindelfingen, na Alemanha. Na primeira metade de 2024, o S caiu 22% nas vendas face a igual período do ano anterior.

Uma das novidades do renovado EQS, a lançar daqui a dois anos, será a atualização da plataforma EVA2, que permitirá ter uma arquitetura elétrica de 800V em vez de 400V. Esta solução permitirá ter carregamentos mais rápidos. Ao mesmo tempo estão previstas baterias com maior densidade energética, a permitir um alcance máximo até 860 km. A estas novidades juntar-se-ão novos motores elétricos eATs2.0 desenvolvidos internamente e uma nova caixa de velocidades com duas relações.

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