Fuel cell bávaro deverá ser feito com base na próxima geração do SUV X5.
A BMW já vem falando do desenvolvimento da tecnologia fuel cell há alguns anos, contando para o efeito com a ajuda da Toyota. Agora, o fabricante bávaro comprometeu-se em lançar o seu primeiro modelo a hidrogénio em 2028. Este novo modelo de produção em série não será um “badge engineering” de um Toyota, mas sim um BMW adaptado para esta tecnologia FCEV. Apesar disso, BMW e Toyota partilharão a motorização fuel cell, já de terceira geração.
Nesta fase, a BMW tem testado protótipos de um iX5 Hydrogen, tal como é possível ver nas imagens, o que indicia que o primeiro modelo H da marca de Munique poderá evoluir a partir da próxima geração do X5. Recorde-se que a Toyota tem mais experiência com esta tecnologia “verde”, tendo lançado há cerca de uma década a berlina Mirai.
Fotos espia mostram que o próximo X5 deverá ser uma evolução da plataforma atual CLAR, o que significa que não terá por base a Neue Klasse a lançar em 2025 com o iX3.
O protótipo iX5 Hydrogen traz uma pilha de combustível colocada na dianteira e dois depósitos de hidrogénio posicionados entre o túnel da transmissão e por debaixo dos lugares posteriores. O conjunto debita 401 cv e permite acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, além de um alcance máximo até 504 km. Segundo o fabricante, o iX5 Hydrogen carrega em cerca de três minutos.