Modelo britânico com aerodinâmica inspirada na competição anuncia 0-100 km/h em 2,9 segundos.
A Ginetta mostrou a versão de produção do Akula, um supercarro cujo protótipo data de 2019. Feito para comemorar duas décadas de Lawrence Tomlinson à frente da Ginetta e limitado a 20 unidades, o Akula custa 325 mil euros (antes de impostos) – o mais caro modelo de estrada de sempre da marca britânica. Com aerodinâmica inspirada na competição, cada componente do carro é sujeito a horas de testes em túnel de vento – seguindo um processo do G61-LT-P1 LMP1 da própria Ginetta. O piso plano, assim como o lábio dianteiro, palhetas rotativas e um difusor de grandes dimensões contribuem para um elevado índice de “downforce”. O supercarro é feito com base numa monocoque em fibra de carbono, com subchassis dianteiro e traseiro igualmente em carbono e uma “roll cage” em aço. A suspensão é de triângulos sobrepostos e de tipo “push-rod”, com amortecimento controlado eletronicamente. A isso junta barras estabilizadoras à frente e atrás, de podem ser afinadas de acordo com as condições da pista. O conjunto tem 1190 kg, contando com discos de travão de 360 mm em aço (embora haja a opção de travões carbocerâmicos).
O motor surge encaixado no centro do chassis, de modo a garantir uma distribuição de peso otimizada. Em causa está um bloco V8 6.4 naturalmente aspirado feito pela própria Ginetta. O bloco é feito em alumínio e o comando de válvulas é em titânio. Debita 608 cv às 7200 rpm e 670 Nm às 5100 rpm. O motor deste modelo de tração traseira pode ser acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações, incluindo também um diferencial autoblocante. Anuncia 0-100 km/h em 2,9 segundos.