GLC Coupé e GLE Coupé deverão dar lugar a um único modelo com o mesmo formato de carroçaria.
A Mercedes-Benz tem vindo ultimamente a fazer alterações significativas na gama, com destaque para o fim das versões coupé e cabrio do Classe S e para o desaparecimento nas versões portas do Classe C e E, que deram lugar ao CLE. Agora, segundo o Handelsblatt, que cita fontes próximas da marca alemã, os SUV de formato coupé GLC Coupé e GLE Coupé poderão não ter sucessor. Alegadamente, a necessidade de reduzir a complexidade da gama e a necessidade de cortar em custos, poderão ditar que esta dupla seja extinta no final do atual ciclo de produção ou que sejam substituídos por um único modelo com o mesmo formato de carroçaria.
A verdade é que os SUV de formato coupé representam apenas de 10 a 15% das vendas a nível global nas respetivas gamas – e especialmente no importante mercado chinês o valor ronda os 6%.
Recorde-se que o GLC elétrico tem lançamento previsto para 2026 e que não tem prevista uma variante de carroçaria de formato coupé. Dado que os SUV de formato mais convencional estão cada vez mais aprimorados do ponto de vista aerodinâmico e a exibirem linhas mais musculadas, a aposta num modelo com uma curvatura mais acentuada no final do tejadilho poderá deixar de fazer sentido. Além disso, do ponto de vista prático, apesar de ter alguns fãs devido ao aspeto mais desportivo, este formato coupé tem normalmente menos espaço na mala e menos espaço em altura na segunda fila.