SUV aposta num espaço interior generoso e em motorizações “full hybrid”, “mild hybrid” e bifuel.
A Dacia revelou o Bigster, o seu maior modelo de sempre. Este SUV compacto mantem muitos dos elementos estéticos do Duster, oferecendo mais espaço interior e acrescentando outras novidades. O Bigster tem 4,57 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura – fazendo com que seja 230 mm mais comprido que o Duster. A nível visual destaque para o para-choques dianteiro redesenhado, para distância entre eixos maior e para o vão traseiro alongado. Inclui elementos específicos nas guelras laterais, nas janelas e na tampa da mala.
Por dentro, fica quase tudo na mesma comparativamente com o Duster, de modo a poupar o mais possível. Contudo, há mais tecnologia: incluindo um sistema de infotainment com ecrã de 10,1 polegadas de série e um painel de instrumentos digital de 7 ou 10 polegadas. O nível Extreme contempla um teto panorâmico, um sistema Arkamys 3D Sound, navegação e um sistema de carregamento por indução para o smartphone. Já o nível Journey acrescenta a abertura elétrica da bagageira e (em estreia absoluta num Dacia) o cruise control adaptativo. Outra grande diferença neste Bigster é o espaço a bordo, ganhando sobretudo na mala que oferece 667 litros de capacidade. Este SUV de cinco lugares traz também mais espaço para as pernas para os ocupantes da segunda fila face ao Duster. Novidade é igualmente o para-brisas insonorizado, vidros mais grossos e melhor insonorização do motor, novos tapetes, LED sensíveis ao toque, ajuste lombar para os bancos dos passageiros e ar condicionado de duas zonas na segunda fila. O SUV vem munido de um sistema YouClip que permite instalar acessórios na cabine, nomeadamente apoios de braços na segunda fila, espaços de arrumação adicionais e uma caixa de carga para encaixar nas barras de tejadilho. Além disso, há os acessórios de campismo Sleep Pack, Roof Rack e Tent.
Feito com base na plataforma CMF-B do grupo Renault, o Bigster está disponível com uma gama eletrificada. Em estreia absoluta surge o Hybrid 155, com um motor de quatro cilindros a operar em conjunto dois motores elétricos (alimentados, por sua vez, por uma bateria de 1,4 kWh), com a potência a ser gerida por uma caixa automática sem embraiagem. Este híbrido autorecarregável, que é Dacia mais potente de sempre, permite operar em modo elétrico 80% do tempo em áreas urbanas, segundo o fabricante – melhorando a eficiência em 6% em comparação com Hybrid 140 disponível Jogger e no Duster. As outras opções de motor incluem o TCe 140, que traz um motor 1.2 de três cilindros turbo a gasolina “mild hybrid” e uma bateria de 0,8 kWh. Tem caixa manual de seis velocidades e tração dianteira. Sem Diesel na gama, existe uma proposta bifuel Eco-G 140 que em estreia combina GPL com um conjunto “mild hybrid”. Traz um depósito de 50 litros a gasolina e um depósito de 49 litros de GPL, prometendo um alcance teórico até 1450 km, entre reabastecimentos. A única opção de tração integral é um TCe 130 4×4 com motor 1.2 “mild hybrid”, caixa manual de seis relações e sistema Terrain Control 4×4 que permite escolher entre cinco modos: Auto, Snow, Mud/Snow, Off-Road e Eco.