Robotaxi compacto de dois lugares não tem pedais, nem volante e um preço a arrancar nos 27 mil euros.
A Tesla revelou o Cybercab, um modelo que serve de montra para a mais recente evolução da tecnologia de condução autónoma (utilizando inteligência artificial). Segundo Elon Musk, o dono da marca norte-americana, este robotaxi começará a ser produzido em 2027, com um preço a arrancar um pouco acima dos 27 mil euros nalguns mercados.
O Cybercab não tem pedais, nem volante, o que significa que a sua produção e comercialização só será autorizada quando a legislação o permitir. O interior é minimalista – como é habitual nos modelos da Tesla -, com dois lugares, dois porta-copos, um apoio de braços e com um ecrã de grandes dimensões para o sistema de infotainment ao centro, ao estilo dos Model 3 e Model Y. Realce ainda para a mala de grandes dimensões. Já o exterior segue alguns elementos do Cybertruck, nomeadamente a barra em LED que atravessa toda a secção dianteira, conferindo a este Cybercab um aspeto futurista. Por sua vez, os vincos acentuados que correm sobre o capot e a linha de ombros pronunciada remetem para o Model Y. Contudo, o elemento visual que mais se destaca são as portas de abertura em borboleta, ao estilo de um supercarro, que ajudam a aceder e a sair da viatura. Nota, claro, como tem sido apanágio das propostas da Tesla, de um trabalho aerodinâmico aprimorado, com enfase para as jantes cobertas que ajudam a aumentar a autonomia. Na traseira, existe uma barra afilada que segue o mesmo estilo da do Cybertruck. Não há também nem espelhos retrovisores nem óculo traseiro. Resta saber qual a motorização e bateria a utilizar neste Cybercab, assim como a respetiva autonomia. Em princípio, será feito com base na plataforma que era suposto servir de base para o Model 2.
Elon Musk aproveitou o tempo de antena para revelar ainda uma segunda novidade: o Robovan. Trata-se de um modelo autónomo com capacidade até 20 ocupantes e que serve para transportar também mercadorias. Não dados técnicos desta proposta, apenas que contará com um sistema de condução autónoma, sem volante ou pedais. O Robovan parece saído de um filme de ficção científica, com painéis vidrados enormes e com barras em LED. Não se sabe, para já, se este Robovan será lançado fora dos EUA.
Ambos os modelos carregarão sem recurso a cabos, segundo Musk. Daí não terem tomadas de carregamento, tal como os outros Tesla.
A caminho de colocar os dois novos veículos de condução autónoma em produção, a Tesla planeia ter a tecnologia FSD (condução autónoma total) “não supervisionada” certificada para utilização no Model 3 e no Model Y até 2025. Recorde-se que a empresa mudou recentemente descrição do seu software FSD de geração atual para “supervisionado”, o que significa que um condutor humano tem de estar sempre “ligado” ao automóvel e prestar atenção à estrada, isto após as autoridades de segurança dos EUA terem mostrado preocupação quanto à capacidade do sistema alimentado por IA para responder a cenários imprevisíveis.