Renault 4 E-Tech é um crossover elétrico de visual retro

Renault 4 E-Tech Electric

Subcompacto promete ser uma versão mais prática do R5 E-Tech, com o qual partilha 68% dos componentes.

O Renault 4 está de regresso, agora sob a forma de um elétrico que foi apresentado no Salão de Paris, em França, precisamente dois anos após o protótipo 4Ever. Trata-se de um crossover elétrico integrado na “reinvenção” retro-futurista encetada recentemente pela marca francesa, com foco num elevado sentido prático e num preço acessível (cerca de 30 mil euros nalguns mercados). Chega no próximo verão.

O R4 E-Tech partilha 68% dos componentes com o R5 E-Tech, mas é 220 mm mais comprido que o hatchback, chegando a um total de 4140 mm. Além disso, é mais largo (1800 mm) e mais alto (1570 mm), com o espaço entre eixos a atingir 2,62 metros (mais 80 mm que o 5 E-Tech). A juntar a isso, o E-Tech é ligeiramente mais alto e mais comprido que o modelo lançado originalmente em 1961. Este crescimento das dimensões exteriores permite também mais espaço para os ocupantes e respetiva bagagem, com a mala a chegar aos 420 litros de capacidade – com um acesso amplo, piso plano (que também pode ser utilizado como assento), compartimento inferior de arrumação amovível (com 35 litros) e abertura elétrica.

Visualmente, destaque para a grelha iluminada, com o emblema da Renault retroiluminado, farolins traseiro tripartidos que remetem para o original, spoiler no tejadilho, reforços nos para-choques e três linhas esculpidas nas soleiras das portas. Tal como no modelo original, o E-Tech pode ter um teto em tecido.

Por dentro, realce para o painel de instrumentos digital de 10,1 polegadas e para o ecrã tátil de 10 polegadas – herdados do R5 E-Tech -, a correr o sistema de infotainment OpenR Link da Google. Alia a isso revestimentos em tecido ou couro sintético. O 4 permite ainda a personalização de vários componentes, incluindo o seletor de condução.

Feito com base numa versão alargada da plataforma AmpR Small, o R4 E-Tech traz maior altura ao solo (607 mm), uma suspensão otimizada para o conforto e uma direção com uma relação curta, o que resulta num diâmetro de viragem mais curto. O crossover está disponível com dois motores, sempre com tração dianteira: numa versão base com 120 cv/88 kW e bateria de 40 kW a permitir alcance até 300 km (WLTP), além de uma versão com 150 cv/110 kW e bateria de 52 kW a possibilitar até 402 km de alcance. Carrega até 100 kW. O 4 E-Tech é o primeiro modelo da Renault com o modo “one pedal”, com patilhas no volante para controlar o nível de regeneração da travagem.

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