Recriação da autoria da Modena Automobili inclui também novidades estéticas, no interior e ao nível do chassis.
O projeto mais recente da Modena Automobili é uma homenagem ao Shamal e ao Biturbo, embora com um “twist” moderno. Para o efeito, o histórico modelo da Maserati recebeu uma carroçaria redesenhada, com linhas mais agressivas e reforços estruturais. Contudo, a estrela é a troca do motor V6 do Biturbo original (lançado em 1982) por um V6 3.0 biturbo moderno (o mesmo utilizado no já descontinuado Ghibli S) que subiu dos 410 cv de fábrica para uns mais expressivos 500 cv, embora mantendo os 550 Nm. O bloco surge acoplado a uma caixa automática de oito velocidades da ZF, enviando a potência para as rodas traseiras através de um diferencial igual do Ghibli. A Modena Automobili anuncia 0-100 km/h em 4,9 segundos (0,3 seg. mais rápido que o original) e uma velocidade máxima de 290 km/h (em vez de 270). O chassis monobloco foi reforçado com a ajuda de fibra de carbono e painéis estilo sanduíche, enquanto a suspensão recebeu uma configuração moderna (MacPherson no eixo da frente e uma independente atrás). Os travões também foram atualizados com a inclusão de discos ventilados com pinças da Brembo, e as jantes são maiores (de 18 polegadas), “calçando” uns pneus Pirelli P Zero.
Quase todo o exterior foi redesenhado para este projeto, recebendo vários elementos em aço e fibra de carbono, tendo em mente o aspeto “widebody” do Shamal. Destaque para os arcos das rodas alargados e para o pilar central em preto a imitar um arco de segurança. Na frente há uma grelha maior, entradas de ar mais pronunciadas, um “splitter” e novos faróis em LED com estrutura em carbono. O capot é abaulado e ventilado. Na traseira redesenhada, realce para os farolins modernos, lettering “Shamal Biturbo”, spoiler traseiro e difusor no qual estão encaixadas quatro ponteiras de escape.
Por dentro, o foco é no luxo, com a inclusão de novos bancos Recaro Classic LX com encostos de cabeça ajustáveis, além de um banco traseiro com novo revestimento. Aliás, todos os revestimentos são personalizáveis. Entre as novidades tecnológicas, destaque para o painel de instrumentos digital, infotainment e novo sistema de climatização, sendo que o relógio no centro do tablier é um detalhe analógico interessante.
Este projeto, conhecido internamente como MA-01, que começou em 2022, encontra-se nesta altura em fase avançada de design, montagem e certificação. O primeiro protótipo está previsto para o final do primeiro trimestre do próximo ano, tendo um Maserati Biturbo coupé de 1983 a servir de base.
Serão construídas 33 unidades deste restomod em Modena. O preço arranca nos 585 mil euros, antes de impostos. Já se aceitam encomendas. O tempo de entrega varia entre 8 a 10 meses.