Kia converte Pride num elétrico com caixa manual

Kia Pride EV

“Sleeper” com 109 cv serve de comemoração dos 80 anos da marca sul-coreana.

A divisão britânica da Kia criou um “sleeper” em jeito de comemoração dos 80 anos da marca sul-coreana. Como base deste restomod que foi convertido num elétrico, escolheu um exemplar do utilitário Pride, o primeiro modelo da Kia comercializado no Reino Unido (lançado em 1991), tendo como principal novidade o aumento da potência em 77%.

Mais concretamente, esta unidade é um Pride LX de 1996 e pertence à frota histórica da Kia, tendo sido convertido em elétrico pela Electrogenic. Assim, o motor 1.3 a gasolina de 61 cv do original foi trocado por um motor elétrico de 109 cv/80 kW e 235 Nm, que se manteve acoplado à caixa manual de cinco velocidades – de modo a permitir um maior envolvimento na condução. Estima-se que seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos (no modo Sport) – melhor face aos 11,8 seg. que o modelo original necessitava para cumprir a mesma tarefa. O depósito de combustível com 37 litros de capacidade foi trocado por duas baterias de 10 kWh (uma posicionada debaixo do capot e outra no piso do carro). Este conjunto permite ao hatchback ter um alcance até 193 km de alcance máximo, em modo Eco (que limita a potência a 61 cv/45 kW e 118 Nm). O Pride EV carrega até 3,3 kW através de uma tomada colocada debaixo da tampa do depósito de combustível, demorando cerca de 6 horas a cumprir a tarefa de carregamento completo.

O interior deste “electromod” mantem a instrumentação original, com o nível de depósito agora a exibir a carga da bateria. A conversão em elétrico tornou o Pride 20 kg mais pesado (chegando agora aos 870 kg). Visualmente, o EV é quase a papel químico o modelo que se serve de base, mantendo os mesmos para-choques em plástico e as jantes em aço de 12 polegadas. A principal diferença é que foi repintado do original Kingfisher Blue para um White Pearl (igual ao dos novos EV da Kia), além de ter recebido novos faróis e farolins. Já por dentro recebeu novos estofos em tecido cinzento com pespontos em tons lima, em referência ao EV6 GT.

Deixe um comentário

*