A designação histórica da Land Rover regressará sob a forma de um híbrido, para já, apenas no mercado chinês.
A Jaguar Land Rover confirmou o regresso do nome Freelander, agora como submarca. Os novos Freelander serão aposta exclusiva apenas na China e o primeiro modelo tem estreia prevista para os próximos meses. Esta nova família de modelos Freelander foi desenvolvida no âmbito de uma joint-venture com a chinesa Chery.
Estes Freelander serão feitos com base na plataforma flexível T1X da Chery, já utilizada em modelos das marcas Chery, Jaecoo e Omoda. Acredita-se que a aposta inicial recairá num sistema híbrido plug-in. Segundo a marca, o objetivo do novo Freelander é apelar a uma nova geração de condutores. A estética dos novos Freelander está a ser desenvolvida em conjunto entre a Chery e a Jaguar Land Rover (JLR). Estima-se que manterá a silhueta “off-roader” caraterística que todos associamos ao histórico modelo britânico, embora com laivos de um coupé que o aproximam de um Porsche Macan. A produção do novo Freelander acontecerá na fábrica da Chery Jaguar Land Rover em Changshu, onde já é feito o Land Rover Discovery Sport e o Range Rover Evoque, entre outros – embora, segundo a Autocar, estes modelos deixarão de ser feitos no final nesta fábrica até ao final do ano. O Freelander será vendido através da rede de concessionários da Chery a partir da segunda metade de 2026. Apesar de ser, para já, exclusivo para a China, a JLR deu a entender que o Freelander poderá vir a ser aposta noutros mercados a nível global.
O Freelander original foi lançado em 1997 com versões de três e cinco portas, tendo sido o primeiro Land Rover com plataforma monobloco e pioneiro entre os SUV premium compactos. A segunda geração chegou em 2006 e saiu do catálogo em 2015, altura em que foi substituído pelo Discovery Sport.
